Youtube

sábado, 4 de janeiro de 2014

SERMÃO DA MONTANHA AS BEM AVENTURANÇAS


Introdução:
Bom dia a todos os irmãos.

 

Iremos hoje meditar sobre um assunto que eu considero bastante interessante para cada pessoa aqui presente


1400 anos antes do nascimento de Jesus, os filhos de Israel reuniam-se no vale de siquem, e das montanhas que circundavam este local (Gerizim e Ebal) ouvia-se a voz dos sacerdotes proclamarem as bênçãos e as maldições. (Dt 11:26-29) – ler


O monte gerizim, de onde eram proclamadas as bênçãos ficou conhecido neste tempo como o “monte das bençãos” .  O monte Ebal por sua vez era o “monte das maldições”.

O povo de Israel durante toda a sua existência, desde a saída do Egipto com Moisés até aos dias de Jesus teve sempre altos e baixos;
E homens suscitados por Deus surgiram então para conduzir o povo às verdades divinas. Através da historia muitos lideres o fizeram (Moisés, Josué, os Juizes, os Reis e os profetas), mas um líder deveria vir para levar o povo ao repouso da fé e por conseguinte a canaan celestial. Assim o monte gerizim deixou de ser apelidado de “monte das bençãos” passando este titulo para um pequeno e insignificante monte, perto do mar da galileia mas que se tornou famoso pois foi ali que Jesus pronunciou um magnifico sermão, “o sermão da montanha”.  Vejamos:

CONTEXTO:
Jesus começara o seu ministério; ele tinha chamado a si 12 dos seus discípulos aos quais ele chamara de apóstolos e começara a ensinar-lhes a mensagem do reino.
Operara milagres, sinais e maravilhas aos olhos do povo, e claro está uma grande multidão surgida de todos os lados  o seguia, talvez porque de um lado queriam ouvir este novo mestre que diziam alguns tinha as palavras da vida, mas também, e seria esta a principal razão para o seguirem, procuravam a cura para as enfermidades que os atormentavam. Jesus encontrava-se na praia, mas saindo para a encosta do monte sentou-se; Logo os discípulos e a multidão que o segui lhe seguiram o exemplo. Quando estes se sentaram em torno de Jesus para ouvirem as palavras da vida não tinham ainda uma percepção correcta da missão de Jesus. Esperavam um messias libertador, um “Davi” terrestre que os libertasse da opressão romana, mas Jesus não veio como previsto por isso não o reconheceram. Neste tempo o espirito de devoção tinha-se perdido nos ritos e cerimónias que enfatizavam o suposto povo de Deus. O legalismo apoderara-se deles e a tradição tinha-se tornado superior a própria palavra do criador. Até o caracter de Deus tinha sido deturpado e o povo parecia ter seguido esta concepção errónea de um Deus autoritário, tirano e justiceiro; enfim o povo não estava preparado para receber Jesus.

Grande era a obra a fazer ainda por estes discípulos antes de serem eles achados preparados para a sagrada missão.
Todavia Jesus via neles alguém que poderiam ser transformados e preparados para esse trabalho (connosco passa-se exactamente o mesmo fenómeno: Jesus olha não para aquilo que somos em nós mesmos, pois não temos nada de bom em nós mesmos, mas ele vê o que podemos ser se dispusermos as nossas forças e a nossa vontade à sua influencia. Não devemos portanto criticar, nem tão pouco julgar os discípulos pela sua atitude pois se estivéssemos no seu lugar talvez fizéssemos o mesmo. Aliás, hoje nós também negamos Jesus por certas acções que praticamos, por palavras que proferimos, ou simplesmente por pensamentos que insistimos ter)
Iremos agora concentrar-nos neste sermão mais precisamente exclusivamente nas bem-aventuranças

 Jesus começa então a ensinar: (MT 5:3-12) LER

O sermão da montanha é a bênção que o céu confere ao mundo. Ele deveria ser para todos os homens e mulheres, a esperança para as suas vidas. As bem-aventuranças destinam-se a todos os homens de todos os séculos. Portanto são mensagens actuais que nos dizem respeito também a nós.
É possível  que nos identifiquemos com uma ou mais bem-aventuranças, talvez nem nos identificaremos directamente com nenhuma em especial mas pelo conjunto de todas elas, o que importa é que estas expressões de amor e verdade de Jesus nos possam tocar no coração.

 “ bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;(MT. 5:3)"

Esta bem-aventurança destina-se a todos aqueles que reconhecem a sua pobreza espiritual e se sentem "desgraçados, miseráveis,  pobres,  cegos, e nus (ap. 3:17)."
Cristo falou não só para dar esperança ao povo, mas também para despertar a consciência daqueles que se julgam sãos não necessitando por isso da sua intervenção. Não há lugar para Jesus numa pessoa cujo coração está cheio de orgulho..
Nesta benção Jesus tentou alertar para o facto de que mesmo para aqueles que têm o seu passado manchado pelo pecado, há uma solução, que é ele mesmo. Se as pessoas o aceitarem e beberem da água da vida que ele oferece nunca mais terão sede (Jo. 4:14).
Todos aqueles que são humildes e que sabem que por si mesmos não podem fazer nada e que aceitam Jesus como senhor e salvador das suas vidas, esses são os pobres de espírito.

"bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados; (MT. 5:4)

O senhor tem graça especial para dar ao que clama, graça cujo poder é grande e torna-se bálsamo curativo para os que choram.
Jesus foi ele próprio varão de dores, suportando angústias de coração tais que nenhuma linguagem pode exprimir (Is. 53:3-7). Esta benção tem uma dupla função para a humanidade:
1* Jesus referia-se a todos aqueles que vendo que se separaram de Deus, choram com sincera tristeza no coração pelo seu pecado e pelos pecados do mundo. Alguém que no seu quarto chora pelo seu pecado ou pelos dos outros

2* por outro lado as palavras de Jesus contém uma mensagem de conforto para os que sofrem com ele. Não consiste em melancolia e lamentação mundanas mas uma clara identificação com cristo. (isto é o resultado da operação do Espirito Santo no coração do crente)
 Mas um dia não muito distante esse choro se converterá em alegria (jo. 16:20,22).

"bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;(MT. 5:5)

Há através das bem-aventuranças uma certa progressão na caminhada cristã. Os que sentiram necessidade de cristo e os que choram por causa do pecado irão aprender a tornarem-se mansos.
A declaração feita por Moisés sob a inspiração do Espírito Santo, de ser ele o homem mais manso que havia sobre a terra, não teria sido considerada pelo povo de seu tempo como um louvor; teria antes excitado piedade ou desprezo. Mas cristo coloca a mansidão entre os primeiros atributos para se herdar o reino dos céus.
Jesus esvaziou-se de si mesmo e em tudo via o bem dos seus semelhantes e o seu objectivo era servir os outros. Nós devemos aprender o exemplo de Jesus (MT. 11:29).
Aquele que aprende de cristo esvazia-se de si próprio, do orgulho, do amor pela supremacia, e o próprio eu é colocado ao dispor do espírito santo (MT. 16:24). Não devemos lutar por um lugar de destaque aqui na terra, mas devemos preparar-nos para estarmos prontos para a segunda vinda de Jesus; essa deveria ser a nossa preocupação. Humildade de coração e a mansidão são o fruto da nossa relação com Deus ( s.l. 149:4/sl. 37:11).

"bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque ele serão fartos;(MT 5:6) = (eu identifico-me com esta benção)

Justiça é santidade, semelhança com Deus. É conformidade com a lei do criador (s.l. 119:172), e o cumprimento da lei é o amor (rm. 13:10).
Então podemos dizer que justiça está associada ao amor. Podemos dizer também que Jesus é a justiça, pois a justiça de Deus acha-se centralizada em cristo. Recebendo a justiça de Deus, recebemos Jesus Cristo.
Ao discernirmos a perfeição do carácter de cristo, vamos desejar ser inteiramente transformados à sua perfeita imagem. Quanto mais o conhecermos, mais quereremos ser semelhantes a ele. “Não é por meio de nossas penosas lutas ou fatigantes trabalhos, nem dádivas ou sacrifício que alcançamos a justiça. Ela é dada gratuitamente por Deus a todos quantos têm sede e fome dela. Se tivermos necessidade, se tivermos sede e fome de justiça, isso é prova que cristo tem trabalhado em nós através do seu santo espírito e ele deseja que reflictamos o seu carácter aos outros.” Ellen White ... Pensamentos sobre o sermão...
Como precisamos de alimento físico para nos fortalecermos fisicamente, necessitamos de Jesus para manter a nossa fé e percepção espiritual, num mundo onde está implantado o pecado.




"bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;(MT. 5:7)"

O coração do homem é, por natureza, frio e egoísta e sempre que alguém mostra algum gesto de misericórdia e perdão, não o faz de si mesmo mas movido por Jesus cristo.
Todos aqueles que têm o coração em harmonia com a vontade divina, serão chamados misericordiosos. Eles são os que manifestam compaixão para com os pobres, os sofredores e oprimidos (sl. 41:1-3). Muitos há para quem a vida é uma penosa luta; sentem suas deficiências e são infelizes. Palavras bondosas, olhares de simpatia, expressões de apreciação e de carinho seriam para muitas almas como um bálsamo. Esses actos de bondade são praticados pelos misericordiosos.

"bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;(MT. 5:8)"

Os judeus eram tão meticulosos quanto à limpeza espiritual, que suas regras se tornavam extremamente pesadas. Importavam-se tanto com a aparência exterior que não percebiam o que o pecado lhes estava a fazer ao coração. Se cristo habitar no coração de uma pessoa, aí haverá pureza e refinamento.
Os limpos de coração vêem a Deus numa carinhosa relação, como de filhos para com seu pai, e quanto mais conhecem a beleza do seu carácter, mais anseio têm de reflectir a sua imagem.
As palavras de Jesus "bem aventurados os limpos de coração" têm um mais profundo sentido -- puros no sentido em que estão livres do que concupiscência da carne, mas sobretudo sentos de orgulho e egoísmo, humildes e abnegados. Estes podem conhecer a Deus.

"bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;(MT. 5:9)"

Cristo é "...maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai de eternidade, príncipe da paz (is. 9:6)"  e é sua missão dar à terra e ao céu a paz que o pecado arrebatou.
A graça de cristo, recebida no coração afasta a contenda e o ódio, e enche o coração de amor. Aquele que se acha em paz para com Deus não pode ser infeliz. Os seguidores de cristo são mandados ao mundo com uma mensagem de paz. Quem quer que pela sua vida revelar o amor do senhor e quem quer que pelo seu testemunho revelando a paz dos céus, mostrar ser filho de Deus, esse é um pacificador.

"bem aventurados os que sofrem perseguições por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;(MT. 5:10)"

Em todos os tempos, satanás perseguiu, torturou, maltratou e matou os crentes, devido ao seu amor à causa do mestre.
A seus seguidores, cristo não dá nenhuma garantia de glória ou riquezas terrestres, ou uma vida livre de tentações e dores, mas mostra-lhes o privilégio de andar com ele o caminho da abnegação. Dificuldades, provações e perseguições atingirão a todos os que estão cheios do espírito de cristo. (por vezes cristo não nos livra dos problemas, mas nos problemas. Temos de aprender a confiar. Os nossos problemas surgem, mas é lá que Deus se manifestará). É O amor de Jesus torna doces os sofrimentos.
“Aos discípulos de cristo  deveriam as perseguições causar alegria em lugar de tristeza, pois isso é uma demonstração de como eles seguem as pisadas do mestre.”                   Sra White
Deus diz: "a minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. De boa vontade, diz Paulo pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de cristo. Porque, quando estou fraco, então sou forte (2 Co. 12:9,10).

"bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa;(MT. 5:11)"

Desde a sua queda, satanás tem operado o mal através de enganos. Apresenta falsamente o carácter do criador e também de uma maneira desfigurada o carácter dos filhos de Deus. Nunca houve ninguém, e jamais haverá entre os homens que tenha sido mais cruelmente caluniado e maltratado que Jesus cristo. Era caluniado e desprezado pela obediência à lei de Deus; todavia ele permaneceu calmo e firme perante os seus inimigos. Ele foi maltratado, desprezado entre os homens, mas nunca pecou. Ele deixou-nos o exemplo de que podemos ser muitas vezes maltratados e escarnecidos, e contudo não pecar. Se uma pessoa tiver uma boa comunhão com Deus, tanto na prosperidade, como nas aflições essa pessoa ficará firme.
Vejamos o caso de Abel, que morreu mártir; o caso de Noé que foi escarnecido como fanático e alarmista; e que dizer de Paulo que esteve na prisão (fp. 1:17); e Estevão que foi morto por causa da sua firmeza no salvador (At. 7:60); e que dizer de tantos outros que foram torturados, escarnecidos, açoitados e experimentaram cadeias e prisões (hb. 11:35,36).
Mas apesar de todo este sofrimento, podemos ter a certeza que Deus nunca nos abandonará, pois grande é o galardão que está no céu preparado para aqueles que testemunham a favor de cristo e sofreram perseguições por amor ao evangelho.

CONCLUSÃO:

Para finalizar gostaria ainda de dizer que o objectivo de cristo ao transmitir as bem-aventuranças  é a meu ver triplo:
1º devemos depender inteiramente dele para termos a felicidade terrena, bem como a eterna. Jesus quer dizer à humanidade que ela em si própria nunca conseguirá nada; só poderá ter êxito se estiver ligada a ele.  Deve ser Ele o único guia e mestre das nossas vidas e devemos seguir-lhe o exemplo, transmitindo o seu carácter aos outros.
2º cristo quis mostrar o conceito exacto do seu reino e do seu próprio caracter, desfazendo por conseguinte a obra da falsa educação que existia naquele tempo (lição para os discípulos)
3º  cristo mostra-nos por esta mensagem que o ser humano é bem aventurado. O importante não são as massas, mas cada pessoa. Deus ama-nos e para ele nós somos especiais. Ele importa-se connosco e isso ficou expressamente visível neste sermão.

Que a nossa vida seja um constante caminhar com cristo, querendo aprender dele as verdades eternas que ele deseja transmitir a cada um. “sem mim nada podeis fazer”  disse cristo: seja pois hoje este o nosso assunto de meditação e de conversação.         Amem.....        
     



2 comentários:

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...