Youtube

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SERMÃO SOBRE ORAÇÃO



Ouvir a Voz de Deus





Ler Eclesiastes 5:1-2



Muitas vezes temos a noção errada que a oração é um monodialogo com Deus, pensamos que o invisivel é a fita cola que não deixa Deus falar. E então começamos a orar e dizemos tudo o que nos apetece e depois acabamos com o tradicional Amem.



O texto que acabámos de ler mostra-nos a importancia das poucas palavras, muitas vezes estamos a oferecer sacrificios de tolos, falamos pedimos mas esquecemo-nos de saber o que Deus tem para nos dizer.



Costuma-se dizer que Deus nos deu 2 ouvidos e uma boca por isso devíamos escutar mais e falar menos, mas a tendência do homem e fazer o contrário.



Quantos de vós normalmente param para na oração para ouvir a vós de Deus? Como é que vocês sentem Deus a falar convosco?



Vamos ver por que meios Deus fala ao seu povo?

  • Desejo de Deus em falar com o homem.
  • “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras” Hebreus 1:1

-        Elias (Na caverna) – Deus falou com voz mansa e delicada

-        Moisés – na Sarça ardente

-        No Sinai – através de relâmpagos e trovões

-        A Jó – no meio de um redemoinho

-        A Jonas numa tempestade

-        A Balaão – por meio de uma Mula



Como acabámos de ver Deus fala de variadas maneiras, se repararmos bem Deus falou a estes homens em condições diferentes, alguns deles estavam a passar por dificuldades, talvez isso nos mostre que Deus nos queira falar com a doença de um ente querido, com a morte de alguém, com a perca de um negocio. O importante é estarmos atentos para ouvirmos a sua voz.



  • Jesus disse : “Nem só de pão viverá o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”



O texto não está a dizer de toda a palavra que saiu da boca de Deus mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.



Isto ajuda-nos a compreender que Deus ainda fala hoje nos nossos dias, e como será que isso acontece?



Deus fala-nos através :

  • Da sua palavra – Salmo 119:105 um versículo que não nos dizia nada naquele dia disse-nos aquilo que precisávamos.
  • por intermédio de pessoas -  Jetro que aconselha Moisés. (O Senhor havia honrado a Moisés grandemente, e operara prodígios pela sua mão; mas o fato de que fora escolhido para instruir a outros não o levou a concluir que ele próprio não necessitava de instrução. O escolhido dirigente de Israel ouviu alegremente as sugestões do piedoso sacerdote de Midiã, e adotou-lhe o plano como uma sábia disposição.) P&P Pag 301
  • pelo Espirito Santo



Existe aquelas pessoas que parecem estar sempre a espera que Deus lhes diga tudo que o santo espirito lhe revele qual a roupa que vestir, o restaurante para almoçar. Vivem na terra como se vivessem num outro mundo. Conta-se a história de dois pastores amigos que se encontraram e um deles dizia que gastava 10 horas lendo meditando para os seus sermões ... o outro dizia eu vou pregar e espero um milagre.

Deus colabora cm os homens Deus faz a sua parte e nós fazemos a nossa.

Por outro lado também podemos cair no erro oposto que é sermos racionalistas, Deus quer falar ao nosso coração e achamo-nos fechados á sua influencia.

  • Porque que é importante a direcção do Espirito santo

-        Porque isso vai depender a nossa eternidade. Quantos de nós um dia sentimos uma voz interior nos levando para cristo. Como foi a vossa conversão? Joao 6:44

-        Porque e Espirito nos torna convictos – Romanos 8:16 o Espirito da-nos paz, não necessitamos estar ansiosos.

-        Porque o Espirito nos faz desenvolver o Cristianismo -  João 16:13 “ quando vier porém o Espirito da verdade, ele vos guiara a toda a verdade...” nós não aprendemos tudo ao mesmo tempo, a nossa vida cristã é uma escada até ao céu. Hoje Deus torna-me convicto de uma verdade amanhã ele torna-me convicto de outra,

-        Porque o espirito nos orienta – a nossa vida pode ser grandemente influenciada pela maneira como ouvimos ou deixamos de ouvir o espirito de Deus falar ao coração, na escolha de um namorado, de um cônjuge, de um trabalho, da igreja na qual devemos crescer ...  

PODE ACOMPANHAR-NOS NOS NO YOUTUBE VEJA OS LINKS ABAIXO.



Adicionar legenda






3 comentários:

  1. É tão difícil encontramos esboço sobre oração, alguém pode orar e não ser um cristão, mas ninguém pode ser um cristão sem orar! vamos praticar

    ResponderEliminar
  2. a oração e intimidade do cristão com Deus ,nela falamos e ouvimos a voz de Deus

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...