Youtube

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SEMINÁRIO LIDERANÇA CRISTÂ - 8ª PARTE - QUE ESPÉCIE DE LÍDER É VOCÊ?


QUE ESPÉCIE DE LÍDER É VOCÊ?
O teste a seguir poderá revelar-lhe, aproximadamente, qual a sua tendência em relação aos métodos de liderança,
Algumas perguntas podem ser respondidas imediatamente. Outras requerem um raciocínio cuidadoso. Mas responda a todas as perguntas, e faça-o da maneira mais honesta e acurada possível. Em se tratando de uma pergunta, à qual você não possa responder baseado em experiência própria, responda o que faria, caso se lhe apresentasse a situação aí descrita.
Ao terminar o teste, siga as indicações para a contagem de pontos e a análise que vem a seguir:
1. Você gosta de “dirigir”?                                  Sim (   ) - Não (   )
2. De modo geral, acha que vale a pena despender tempo e esforço explicando, antes de agir, as razões pelas quais tomou determinada decisão ou agiu desta ou daquela forma?                                                            Sim (   ) - Não (   )
3 - Você prefere a parte administrativa de seu papel de líder - planejamento, trabalho de escritório em geral - ao invés do trabalho de supervisão e do contato direto com os seus subordinados?                                                 Sim (   ) - Não (   )
4 - Entra um estranho em seu departamento e você sabe que é novo empregado contratado por um dos seus assistentes. Ao aproximar-se dele perguntaria o seu nome, ou diria o seu em primeiro lugar?                                       Sim (   ) - Não (   )
5 - Você mantêm normalmente, o seu pessoal a par do desenvolvimento que diz respeito ao grupo?                                                Sim (   ) - Não (   )
6 - Você nota que ao distribuir as atribuições, sua tendência é determinar os objetivos deixando os métodos a serem empregados a cargo dos seus subordinados?                                                                           Sim (   ) - Não (   )
7 - Você acha que um líder deve manter-se à distância do seu pessoal, pois com o correr do tempo a familiaridade traz a falta de respeito?
                                                               Sim (   ) - Não (   )
8 - Chegou a hora de tomar uma decisão a respeito de uma excursão - Ouviu dizer que a maioria prefere quarta-feira, mas você está plenamente convicto de que seria melhor terça-feira, por diversos motivos. Você submeteria a questão a votos ou decidiria sozinho?                                                                       Sim (   ) - Não (   )
9 - Se você pudesse, gostaria de dirigir o seu pessoal como se fosse um grupo de autômatos, reduzindo os contatos e comunicações pessoais a um mínimo?
                                                Sim (   ) - Não (   )
10 - Você acha muito fácil despedir alguém?               Sim (   ) - Não (   )
11 - Você nota que, quanto mais se mostra amigo do seu pessoal, mais facilidade encontra de dirigi-los?                                                    Sim (   ) - Não (   )
12 - Depois de despender muito tempo, você encontra finalmente a solução para um problema relacionado com o trabalho. A seguir, encarrega um assistente de aplicar a solução encontrada, e ele não se desincumbe da tarefa de modo satisfatório. Você se sentiria aborrecido por ver que o problema ainda não foi resolvido em vez de ficar zangado com o assistente?                                                        Sim (   ) - Não (   )
13 - Você acha que um dos melhores meios de se evitarem problemas de disciplina é aplicar a devida punição, toda vez que um regulamente for infringido?
                                                Sim (   ) - Não (   )
14 - Você está sendo criticado quanto à maneira de orientar determinada situação. Tentaria convencer o seu pessoal de que seu ponto de vista está certo ou deixaria bem claro que, como chefe, suas decisões devem ser acatadas?
                                                Sim (   ) - Não (   )
15 - Você geralmente deixa a critério de seus subordinados comunicar-lhe ou não as ocorrências diárias de menor importância?                              Sim (   ) - Não (   )
16 - Você acha que todos os componentes do grupo deviam ter certa dose de lealdade pessoal para com você?                                       Sim (   ) - Não (   )
17 - Você acha que é melhor formar equipes para resolver problemas em vez de tomar a si as decisões?                                                    Sim (   ) - Não (   )
18 - Alguns peritos no assunto dizem que diferenças de opiniões dentro de um grupo de trabalhadores trazem soluções proveitosas. Outros acham que tais diferenças são indícios de falhas na unidade do grupo. Você concorda com o primeiro ponto de vista?                                                                          Sim (   ) - Não (   )
Seus pontos:
Para contar os seus pontos, indique o número de respostas positivas que teve nos seguinte grupos:
  I. 1, 4, 7, 10, 13, 16
 II. 2, 5, 8, 11, 14, 17
III. 3, 6, 9, 12, 15, 18
Se a maioria das respostas do Grupo I são positivas, você tem tendência para ser um líder autocrático.
Se o total de respostas positivas é maior no Grupo II, você tem, provavelmente, predisposição para ser um líder democrático.
Se há mais repostas positivas no Grupo III, está provavelmente inclinado a ser um líder livre.
Avaliando os Resultados
Independentemente do número de pontos que conseguiu, não encare tal contagem como boa, ou má. Este teste não foi feito com a intenção de classificá-lo como bom ou mau líder. Mas ainda: a condição em sí, o grau de tendência de uma pessoa, em relação a um dos três métodos básicos de liderança não deve ser encarado como bom ou mau.
O teste o ajuda a estabelecer um ponto de partida para o seu raciocínio. Dá-lhe uma base sobre a qual você pode ter uma nova visão de sua atuação como líder, do ponto de vista de suas próprias necessidades emocionais.

QUE ESPÉCIE DE SUBORDINADO É VOCÊ?

Você não achará fácil chegar a uma conclusão a respeito dos seus subordinados, a fim de estabelecer as bases do seu método de liderança. As pessoas são complexas. No cômputo final, sempre desafiam o mais perfeito sistema de análise jamais imaginado. Mudanças de situações também podem causar variações em suas atitudes e em seu comportamento.
Mas é possível obter bastante conhecimento sobre o problema, se você considerar os seus próprios sentimentos a respeito de liderança. Quer no momento você trabalhe ou não sob as ordens de um superior, provavelmente já o fez no passado. A análise de seus próprios sentimentos e reações, quanto à liderança, pode fornecer-lhe o melhor método possível, em se tratando de compreender os seus subordinados.
Responda às questões a seguir tendo sempre em mente o que tem feito, ou faria nas situações aqui descritas.
1 - Quando lhe dão uma tarefa para executar, você gosta que lhe expliquem todos os pormenores?                              Sim (   ) - Não (   )
2 - Você acha que, de modo geral, todos os chefes são mais mandões do que precisam ser?                                         Sim (   ) - Não (   )
3 - Você diria que a iniciativa é um dos seus pontos mais fortes?
                                                   Sim (   ) - Não (   )
4 - Você acha que um chefe fica diminuído por andar entre os subordinados?                                          Sim (   ) - Não (   )
5 - De modo geral, você prefere trabalhar em companhia de outros a trabalhar sozinho?                                      Sim (   ) - Não (   )
6 - Você diria que se compraz mais na solidão (lendo, ouvindo música) do que em meio aos prazeres da sociedade (festas, reuniões)     Sim (   ) - Não (   )
7 - Você tem tendência a se tornar muito unido aos chefes com os quais trabalha?                                          Sim (   ) - Não (   )
8 - Você costuma auxiliar os colegas e companheiros de trabalho recem-admitidos?                                             Sim (   ) - Não (   )
9 - Você gosta de empregar suas próprias idéias e habilidades para resolver um problema de trabalho?                              Sim (   ) - Não (   )
10 - Você prefere o tipo de chefe que sabe todas as respostas àquele que freqüentemente procura sua ajuda?                     Sim (   ) - Não (   )
11- você acha que é perfeitamente razoável que seu chefe se mostre mais atencioso com determinados membros do grupo do que com outros?
                                                    Sim (   ) - Não (   )
12 - Você gosta de assumir plena responsabilidade pelo trabalho, ao invés de executá-lo apenas e deixar que seu chefe se responsabilize?
                                                   Sim (   ) - Não (   )
13 - Você acha que nos grupos mistos - homens e mulheres trabalhando conjuntamente - há maior desarmonia do que naqueles que não são mistos?                                                  Sim (   ) - Não (   )
14 - Se você soubesse que seu chefe estava tendo um caso com a secretária, seu respeito por ele diminuiria?                     Sim (   ) - Não (   )
15 - Você sempre achou que “quem vai sozinho, caminha mais depressa”?                                                Sim (   ) - Não (   )
16 - Você concorda em que um chefe que não pudesse conquistar a sua lealdade não devia ser chefe?                                 Sim (   ) - Não (   )
17 - Você se irrita com um companheiro de trabalho, cuja inépcia ou falta de habilidade prejudique o trabalho do seu grupo?   Sim (   ) - Não (   )
18 - Você acha que “patrão” é uma palavra ignóbil - (desprezível)?                                                                Sim (   ) - Não (   )
Para determinar o seu número de pontos, indique o número de respostas positivas que deus para as seguintes perguntas:
  I: 1, 4, 7, 10, 13, 16
 II: 2, 5, 8, 11, 14, 17
III: 3, 6, 9, 12, 15, 18
Analisando a sua contagem de pontos
Se a maioria das respostas foram positivas no Grupo I, sua preferência tende para a liderança autocrática.
Se o número de respostas positivas foi maior no Grupo II, você provavelmente tem predisposição para a liderança democrática.
Se o Grupo III é aquele em que teve o maior número de respostas positivas, você tem preferência pela liderança livre.
Se a contagem de pontos não revelar preponderância de respostas positivas em nenhum dos três grupos, você é extraordinariamente flexível - tanto que pode adaptar-se a qualquer tipo de líder. É possível, também, que sua experiência ou predisposição sejam tais que a posição de subordinado se torne mais difícil para você do que para qualquer outra pessoa.
Sua experiência com este teste pode ser-lhe muito útil no sentido de adaptar sua liderança às necessidades emocionais de suas subordinados. Relacione sua contagem de pontos com sua atitude, em relação à autoridade, e terá uma idéia do juízo que seus subordinados fazem de você.



FONTE_ Prf. Emilson Reis

 

Bibliografia Básica

White, Ellen G. Liderança Cristã, Centro de Pesquisas E.G.W.
Pierson, Robert. Para Você que quer ser Líder, SALT
Penteado, J. W. Técnica de Chefia e Liderança. Livraria Pioneira Editora SP.
Sanders, J. Oswald. Liderança Espiritual. Editora Mundo Cristão
Barber, C. Neemias e a Dinâmica de Liderança Eficaz. Edições Vida Nova
Culligan, M. J. Administração de Volta às Origens.
Mackenzie, R. A/ Engatrom, T. W. Administração do Tempo. Editora Vida.
Guittet, André/ Amado, Gilles. A Dinâmica da Comunicação nos Grupos.
Uris, Auren. Liderança. IBRASA, SP.
Mariotti, Frederico A P. (trad.) El Pastor Como Líder.
Boger, Walter. Curso de Complementação. Administração - SALT.
Haggai, John. Seja um Líder de Verdade.
Nanus, Burt/ Bennis, W. Líderes - Estratégias para Assumir....
Sarli, Joel. Teoria do Funcionamento de uma Comissão de Igreja. SALT
Botelho, Eduardo F. Do Gerente ao Líder. Editora Atlas S.A
Assis, Warren. Atreva-se a ser Líder. MALTESE.
Mayer, Douglas F./Clemens, J.K. Liderança - O Toque Clássico. Editora Best Seller.
Cohen, Herb. Você pode negociar qualquer coisa. Editora Record
Zigarmi, P. e D./Blanchard. K Liderança e o Gerente Minuto. Editora Record.
Ellis, Albert. Liderança Executiva. Editora Record.
Adair, John. Como Liderar com Eficiência. Editora Nobel
Howard, J. Grant. O Líder Eficaz. Editora Mundo Cristão
Ury, William/ Fisher, Roger. Como Chegar ao Sim. Imago Editora Ltda.
Dusilek, Nncy G. Liderança Cristã. JUERP
Sanders, J. Oswald. Paulo, o Líder. Editora Vida.
Andreasen, N. E. A Tempo Para Viver. Casa Publicadora Brasileira
Brody, Loretta/ Powel, John. Arrancar Máscaras; Abandonar Papéis. Edições Loyola.
Davis, Billie. Pessoas, Tarefas e Alvos. Inst. Por Correspondência Internacional - Vida.
Beal, G. M. e outros. Liderança e Dinâmica de Grupo. Zahar Editora - RJ.
Conger, Jay A Líder Carismático. Ma. Kron Books do Brasil Ed. Ltda. SP.
Kilinski, Kennete K. Organização e Liderança na Igreja Local. Edições Vida Nova.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...