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sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SEMINÁRIO LIDERANÇA CRISTÂ - 6ª PARTE -



 

COMO PREPARAR E REUNIR REUNIÕES (COMISSÕES)

I  - COMO PREPARAR

    1 - Devem constar no planejamento anual da igreja (data, horário, local, etc).
    Ex. 1o Sábado de cada mês, às 19:00 horas.
    * Deve-se consultar as pessoas que participarão da reunião, para decidirem o melhor dia, horário e local.
    2 - Preparar uma lista dos itens a serem tratados. Só que realmente necessita ser tratado pelos membros da igreja.
    3 - Planejar a mensagem devocional.
    * É bom ter alguns minutos de oração antes da reunião.
    4 - Entregar no culto anterior um memorando ou carta, relembrando a reunião (data, horário, local, juntamente com a agenda de assuntos).
    5 - Procurar estudar alguns assuntos primeiro em comissões menores, quando isto for apropriado.
    6 - Cuidar para que o local esteja devidamente preparado para reunião.
    7 - Providenciar os materiais necessários.

II - COMO CONDUZIR

    1 - Procure começar no horário
    2 - Verificar o QUORUM (número maior do que a metade - Ex. 15 membros na comissão - Quorum = 8 pessoas).
    3 - Apresentar a mensagem devocional
    4 - Ter momentos para oração
    5 - Cuidar para que a duração da reunião seja equilibrada. talvez seja oportuno anunciar o horário que irá terminar.
    6 - Verificar se o secretário está presente. Se não estiver, deve-se escolher uma outra pessoa para anotar provisoriamente esta reunião.
    7 - Considerar um assunto de cada vez, conforme consta na agenda.
    8 - Incentivar a participação de todos.
    9 - Não permitir divagação nem agressões
     10- Utilizar perguntas. A pergunta pode ser de várias maneiras:
            a) dirigidas a todos os participantes
            b) dirigida nominalmente
            c) devolução de perguntas
    11 - Procurar seguir o procedimento parlamentar
    12 - Lembrar que o presidente não propõe, não apoia e não vota. A não ser para desempatar.
    13 - Conduzir a votos claros e precisos que indiquem quando foi o caso, quem fará, como, quando, etc.
    14 - Terminar no horário, agradecendo a presença e a participação.

III- COMO AGIR APÓS A REUNIÃO

    1 - Providenciar para que seja preparada uma ata da reunião
    2 - Revisar a ata antes de apresentar à igreja
    3 - Lembrar que nem todos os votos precisam ou devem ser confirmados pela Igreja.
    * Os casos que envolvem pessoas devem ser passados para a Igreja.
    4 - Providenciar uma cópia da ata para cada participante, quando necessário.
    5 - Manter sigilo
    6 - Agir de acordo com os votos
    7 - Cobrar as ações na próxima reunião se for o caso.

IV - COMO AS DECISÕES SÃO FEITAS

    1 - Decisões por voto ou por maioria:
    Princípios essenciais das regras parlamentares:
    1 - Cortesia e justiça com todos
    2 - Considerar um item de cada vez
    3 - A minoria precisa ser ouvida
    4- A maioria deve prevalecer
    5 - O propósito das regras é facilitar a ação e não obstruí-la
    Métodos de Votação:
    1 - Declarando SIM ou NÃO
    2 - Erguendo a mão
    3 - Escrevendo em segredo
    Tipos de Votação
    1 - Por maioria
         (A maioria é um número maior que a metade dos votos)
    2 - Por pluralidade.
         É a maioria dos votos sem ser mais que 50%
         Ex. Débora - 7 votos/ Robson - 4 votos/ Geovana - 4 votos
    3 - Por 2/3 dos votos

4 - Decisão Por Unanimidade:
    * Quando todos estão a favor.
    Isto é comum na igreja, devido aos interesses comuns dos membros e a atuação do Espírito Santo promovendo a unidade.
    * Efés. 4:3, 12 e 13
5 - Decisão por Consenso:
    Ocorre quando pelo menos a grande maioria se inclina em uma certa direção e mesmo que alguém não concorde completamente, está disposto a acompanhar os demais.
    O consenso é a opinião geral, o acordo. É o método que deveríamos usar ao buscarmos uma decisão em gruo.

COMO O CONSENSO PODE SER ALCANÇADO

1 - Para alcançar o consenso, a diferença de opinião deve ser vista como uma maneira de:
    a) Reunir informação adicional
    b) Esclarecer itens
    c) Forçar o grupo a buscar melhores alternativas.
    Assim o conflito de idéias, soluções, etc, deve ser visto como ajuda e não como empecilho no processo de encontrar o consenso
2 - Os membros devem evitar discutir para ganhar como indivíduos
3 - Animar uma participação franca de desacordo
4 - Cada participante deve ter a responsabilidade de ouvir e ser ouvido.
5 - Não se deve confundir silêncio com concordância
6 - Deve-se procurar reduzir a tensão quando necessário
7 - Lembrar que os melhores resultados vem de uma combinação de informações, lógica e emoção.

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