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sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SEMINÁRIO LIDERANÇA CRISTÂ - 3ª PARTE - FATORES QUE AJUDAM A CRIAR UM CLIMA APROPRIADO ENTRE LÍDERES E LIDERADOS



FATORES QUE AJUDAM A CRIAR UM CLIMA APROPRIADO ENTRE LÍDERES E LIDERADOS

1 - O líder deve confiar
    Neste caso o líder não faz decisões pelo outro, se ausenta e não se intromete no trabalho. Não fica murmurando contra o liderado, nem retém alguma informação.
2 - O líder deve ser claro na apresentação das tarefas da autoridade da responsabilidade
    Quando se dá uma tarefa desafiante, por mais simples que seja, se não deixar bem claro a tarefa o liderado pode invadir o território do outro.
3 - O líder deve delegar autoridade proporcional à tarefa
4 - O Líder deve dar liberdade de atuação
5 - O líder deve acompanhar os resultados
                      estar acessível para consulta
    Duas maneiras}
                      pedir relatórios regulares

TIPOS DE LÍDERES EM RELAÇÃO À DELEGAÇÃO

I   -Aqueles que não delegam nada

    Motivos:
    1 - Não confiam em ninguém
    2 - Desejam toda glória da vitória ou do sucesso
    3 - Estão sempre muito ocupados
`   4 - Mantêm tudo em segredo.
    Vantagens - Se o líder for capaz e eficiente
    1 - O líder sabe exatamente o que está sendo feito
    2 - As decisões são rápidas
    3 - Discussões sobre assuntos insignificantes podem ser evitados
    Aparentes vantagens quando o líder não é capaz
    1 - Pode trabalhar do seu jeito sem interferências
    2 - Pode corrigir seus erros sem expô-los a outros
    Desvantagens
    1 - O líder fica sobrecarregado
    2 - O trabalho fica limitado a que só ele pode fazer
    3 - Coisas necessárias ficam sem se feitas porque o líder não tem interesse, conhecimento ou tempo
    4 - Pessoas talentosas ficam sem fazer nada
    5 - Os liderados não se desenvolvem (maior desvantagem).

II  - Aqueles que delegam tudo

     Estes líderes querem o prestígio, a posição, mas não querem assumir responsabilidades
      No grupo há pessoas com maior capacitação do que eles
      Preguiça
      Se der errado, quer jogar a culpa em alguém.
    Desvantagens
    1 - Impedem o avanço de pessoas capacitadas para a função de líder
    2 - Outros tem que cobrir o que o líder não está fazendo por lealdade cega ou por medo de serem repreendidos.

III - Aqueles que delegam sabiamente

     Atua como treinador e permite que os jogadores (liderados) aprendam com seus próprios erros.

LEIS BÁSICAS NA DELEGAÇÃO EFICIENTE

1 - Colocar a pessoa certa no lugar certo
    O que fazer quando não há uma pessoa certa?
    a) reduzir as tarefas e distribuí-las
    b) preparar pessoas para ocupar o lugar (palestras, seminários, etc)
2 - Delegar a porção certa
3 - Delegar no tempo certo
    Qual o tempo certo?
    a) Quando o líder está sobrecarregado
    b) Quando o líder está ausente
    c) Quando o líder tiver tarefas mais importantes e estiver sem tempo
4 - Delegar consistentemente (não voltar atrás)

BENEFÍCIOS DA DELEGAÇÃO NA IGREJA

1 - O pastor terá mais tempo para sí mesmo e para suas responsabilidades pastorais
2 - Mais trabalho pode ser feito, pois pessoas estarão auxiliando no trabalho e quanto mais mãos ajudando e colaborando, tanto mais trabalho poderá ser realizado.
3 - Os membros desenvolverão auto-confiança. O espírito e o moral se elevarão na igreja quando as pessoas estiverem envolvidas
4 - A liderança leiga será desenvolvida e aumentará sua capacidade para assumir maiores responsabilidades.

A COMUNICAÇÃO DO LÍDER

* Comunicação - palavra latina ð COMMUNIS = COMUM
Tem que se estabelecer pontos em comum entre quem está falando e quem está ouvindo.
Quantos mais pontos em comum, melhor será a comunicação.
Ex: Família, Profissão, Religião, Nível Escolar, Nível Econômico, Sexo, Idade, Região, etc.
Lei da Comunicação - para que haja comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
Exs: Jesus e a mulher samaritana
       Ponto em Comum - água

       Jesus e o ladrão
       Ponto em comum - cruz

PROPÓSITOS DA COMUNICAÇÃO

 Transmitir informação para unificar e integrar a organização de modo que haja cooperação e ajuda conforme a necessidade.
Dar uma sensação de bem-estar ao grupo
ƒ Persuadir, convencer e influenciar atitudes e comportamentos
Conseguir aceitação de sí ou de suas idéias
Produzir ação

ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO



      EMISSOR                     RECEPTOR
      Quem envia       Quem recebe

EMISSOR
Quem envia
TRANSMISSÃO
Canal
MENSAGEM
Conteúdo
RECEPTOR
Quem recebe
INTERPRETAÇÃO
O entendimento
FEED-BAK
o retorno - }Para ver se a mensagem foi bem entendida








FORMAS DE COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO: Verbal e não Verbal
Verbal (Palavras):
Oral e Escrita
Não verbal:
Exs. Mímica (gestos, caretas), olhar (ditado popular: os olhos são o espelho da alma), a posição do corpo (braços cruzados = defesa), símbolos (Ex. Santa Ceia).
* A Comunicação não verbal pode ser consciente ou inconsciente.

NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO

John Powell - propõe 5 níveis de comunicação interpessoal. Inicia pelo nível 5 e vai até o nível 1.
Nível 5 - Conversa - Clichê
Não há comunicação verdadeira, pois as pessoas não estão dispostas a isto. Apenas trocam frases, sem qualquer interesse mútuo ou verdadeiro.
Clichê = carimbo (conversa carimbada, pronta).
Nível 4 - Relatando Fatos sobre Outros
As pessoas falam sobre outras e não sobre sí mesmas: o que fizeram, onde estão e o que esperam realizar. Não há comprometimento.
Nível 3 - Expondo minhas idéias e julgamentos
A pessoa começa a falar de sí mas com certa reserva. Diz alguma coisa e espera a reação do outro. Conforme o outro reage, ela pára ou prossegue.
Ex: Aconselhamento Pastoral.
Nível 2 - Participar de Emoções
Há uma comunicação honesta e aberta. As pessoas envolvidas se sentem perfeitamente bem em seu relacionamento. Neste caso há uma amizade sincera.
Nível 1 - A comunicação perfeita
Ocorre nas amizades profundas e perfeitas. É a certeza de ser plenamente compreendido e aceito pelo outro. É como se fosse dois instrumentos musicais diferentes, tocando a mesma música em perfeita harmonia. Pode levar anos para ser atingido. É o ideal do casamento.
· Neste caso, pode ser contado os defeitos e mesmo assim a pessoa continua nos ouvindo.

ESTILOS DE COMUNICAÇÃO

Por Malcolm Shaw
· 04 (quatro) estilos:

1 - Construtivo

    A comunicação flui bem. Cada pessoa tenta mostrar suas idéias e compreender as dos outros, analisando e fazendo perguntas.
    Ex. Comissão de Igreja

2 - Dominante

    Ocorre quando um indivíduo crê que suas idéias são as melhores e tenta impô-las e dominar a situação. Quase só ele fala

3 - Evasivo

    O indivíduo coloca a responsabilidade da conversa sobre os outros. Acomoda-se. Admite que os outros tem mais para contribuir e prontamente desiste de suas idéias e aceita as dos outros.

4 - Explosivo

    O indivíduo é brigão. Conta todas as idéias e sugestões. Pode até retirar-se da reunião.

BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO

São fatores que alteram a mensagem comunicada. Quando ocorre uma tentativa de comunicação, pode haver pelo menos seis diferentes mensagens.
ΠO que o emissor quer dizer
 O que o emissor realmente disse
Ž O que o receptor ouve
 O que o receptor pensa que ouve
 O que o receptor disse no retorno
O que o emissor pensa que o receptor diz no retorno


PRINCIPAIS BARREIRAS

1 - Linguagem

    Algumas palavras tem mais de um sentido. O emissor e o receptor não entendem a palavra da mesma maneira.

2 - Linguagem não verbal que discorda da linguagem verbal

3 - Costumes

    Em todo agrupamento humano existem certos costumes que se não forem devidamente observados a comunicação deixará de ser eficaz.

4 - Preconceitos

    Podem ser de cor, raça, nacionalidade, condição social ou religiosa.
    Não podemos nos comunicar com eficácia se não aceitarmos que nosso intelecto é igual a nós aos olhos de Deus.

5 - Posição Social

    Quanto maior for o abismo entre o estado entre duas pessoas, mais difícil é para elas se comunicarem.
    Quando alguém pensa que é maior ou melhor que o outro, procura falar em primeiro lugar, está mais pronto a falar do que ouvir, e quando fala o faz com mais ênfase e autoridade.
    Quando alguém pensa que é inferior de algum modo está mais pronto a ouvir do que a falar e quando fala não o faz com tanta convicção ou ênfase.

6 - Idade e Sexo

    Isto ocorre porque os valores e interesses poderão ser muito diferentes.

7 - Personalidade

    Cada indivíduo é ímpar e deve ser tratado como tal. (Ex. música ® não há outro igual a você). As pessoas por uma multiciplidade de fatores não reagem do mesmo modo diante de uma determinada situação.

8 - Interrupção

    Feita muitas vezes ao se presumir o que está para ser dito.

9 - Transferência

    A transferência inconsciente de sentimentos que se tem em relação a alguém parecido com o emissor, pode demonstrar atitude favorável ou desfavorável.

10- Projeção

    Atitude que leva a pessoa a emprestar a outrem, intenções que aquele nunca teve mas que esta pessoa teria no lugar daquele.

11- O próprio emissor não compreende bem a mensagem que está dando.

ABERTURAS PARA A COMUNICAÇÃO

1 - Escudar com atenção e interesse.
    Muitas vezes ocorrem problemas ao se executar porque a mente pode ouvir mais rápido do que a pessoa pode falar.
    Ex. Um estudo mostrou que podemos
    Falar - 100 a 150 - palavras por minuto
    Ouvir - 400 a 500 - palavras por minuto.
    A diferença do tempo entre estas duas velocidades, podem ser usadas criativamente ou destrutivamente.
    O bom ouvinte disciplinará a sua mente para usar este tempo de maneira criativa: Refletindo sobre o conteúdo em busca de significado, procurando captar idéias e sentimentos que vem dar linguagem não verbal e que aparecem nas entrelinhas. De quando em quando poderá interromper através de uma pergunta para buscar mais clareza ou para estimular a pessoa a continuar a conversa.
    O bom ouvinte deve escutar com toda a sua personalidade e não apenas com os ouvidos. Para que isto aconteça ele deve:
    a) Abandonar toda e qualquer atividade
    b) Não olhar para o relógio
    c) Não olhar para outras pessoas ou objetos que estejam nas proximidades, nem para as portas ou janelas que estão abertas.
    * Tiago 1:19 - “... todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.
2 - Procurar colocar-se no lugar do interlocutor. Imaginando seu comportamento e sentimentos no lugar do outro. (Empatia)
3 - Procurar confiar no interlocutor. As pessoas respondem mais ao que nós sentimos por elas ao que nós dizemos realmente.
    Ditado: “Confiança gera confiança”.
4 - Planejar a comunicação procurando não falar de mais e sendo objetivo
5 - Escolher o melhor meio de transmitir a informação específica que queremos dar.
6 - Procurar a clareza na transmissão, não dando margem para a interpretação dúbia.
    Ex. Meu pai e seu cunhado foram à casa dele...
7 - Evitar comunicar-se sob estado de tensão
8 - Usar a mesma linguagem do receptor, fazendo uso de experiências comuns.
9 - Evitar misturar diferentes assuntos.
10- Usar exemplos para melhor compreensão.
11 - Efetuar perguntas ao receptor para verificar se ele realmente  a pergunta, ou estimulá-lo a indagar.
12- Comunicar apenas o que for oportuno
    (Que vem a tempo) e adequado (apropriado).
    * Prov. 15:23 - “... palavra adequada a seu tempo quão boa é”.
    * Prov. 25:11 - “... como maçãs de ouro em salva de prata são as palavras ditas a seu tempo.
13- Assegurar de que nossa linguagem verbal e não verbal estão dizendo a mesma coisa.

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