Youtube

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO - 7º TEMA - REALIZANDO O IMPOSSÍVEL





REALIZANDO O IMPOSSÍVEL



Texto Base: Êxodo 14:8-15



INTRODUÇÃO

Você já enfrentou um problema que lhe pareceu não ter saída nem solução? Você já enfrentou alguma coisa difícil ou alguma impossibilidade em sua vida?

Você já esteve diante de um obstáculo e foi tentado a dizer: isto é impossível? Alguma vez, entrou em pânico diante de um fracasso?

Se você talvez esteja passando por tudo isso hoje, tenho uma ótima notícia. Creio ser a melhor notícia de sua vida. Mas antes de dizer que notícia é essa, você precisa saber que o desespero de hoje, pode ser a vitória de amanhã. O que muitas vezes julgamos ser o pior, nada mais é que a preparação para o melhor. Quando pensamos que não há para onde ir, Deus está prestes a fazer um milagre. O que nos parece o fim, não passa de uma pausa para um novo começo cheio de alegria.

Vamos agora para a grande notícia de hoje. Esta notícia maravilhosa está Êxodo 14. O que encontramos aqui?



Êxodo 14:8-15.



O povo de Israel estava em pânico. Apressadamente eles saíram do Egito. Faraó os expulsou, eles fugiram correndo, e chegaram num “beco sem saída”. Eles caíram numa armadilha. O mais estupendo e extraordinário dessa história é que o próprio Deus colocou os israelitas nesta situação.

O desespero era total. Os israelitas estavam literalmente perdidos. Eles estavam cercados pelas montanhas de um lado e de outro, e na frente havia água, muita água. Nessa altura dos acontecimentos, eles entraram em pânico. E para completar o desespero, eles avistaram uma nuvem de pó vindo por trás. Eram os carros de guerra de Faraó!

Vamos imaginar a situação: nem Moisés, nem o povo podiam fugir. A situação estava extremamente complicada. Não havia escape. Êxodo 14:9,10 descreve a angústia dos israelitas: “Perseguiram-nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos e o seu exército, e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom. E chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor”.

Nessa desesperadora história encontramos cinco coisas extraordinárias. Descobrimos cinco pontos básicos sobre o que fazer diante do impossível. Nos versos13-15 encontramos a receita contra o desespero e a ansiedade. Moisés disse ao povo tomado de pânico, cinco coisas que eles deveriam fazer: “Não temais, aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis”.

Em seguida, Deus disse a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”.

Aqui está a receita contra a ansiedade. Quais foram as instruções dadas por Deus e por Moisés ao povo?



1ª ORDEM: NÃO TEMAIS



A única maneira de nos livrarmos do medo é sentir a presença de Deus. A Sua presença tira o medo, o desespero e a angústia. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo”, disse Davi. (Salmos 23:4)

Só podemos expulsar o medo, quando apresentamos fé em Deus. A fé é um dom. Somente Deus pode concedê-la. Quem confia em Deus, não tem medo. E quando abandonamos o medo, podemos declarar com o apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).

O medo é a nossa primeira reação diante do impossível. No entanto, não há razão para o medo. Mesmo em face da morte, Davi exclamou: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida, a quem temerei?” “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança”. (Salmo 27:1 e 3)



2ª ORDEM: AQUIETAI-VOS



O medo nos deixa agitados, frenéticos. Nossa tendência é correr em todas as direções para escapar do perigo. Em vez disso, a ordem é: “aquietai-vos”. Em momentos de medo não tomamos as decisões certas, por isso, nestas situações devemos nos aquietar, parar e calar. Nada de gritos, correria ou entrar em pânico.

Devemos permitir que Deus nos aquiete até o ponto de estarmos certos de Sua presença. Podemos ter esta certeza, porque Ele prometeu estar sempre conosco. Jeremias foi um homem perseguido, incompreendido, até procuraram matá-lo, no entanto, ele pode dizer com confiança: “O Senhor está comigo como um poderoso guerreiro”. (Jeremias 20:11)

Nessa época de tanta correria, de tantos problemas para resolver, de tantas decisões a tomar, a ordem divina é: “aquietai-vos”. Existe um velho e bonito hino que diz: “Ó Mestre, o mar se revolta, as ondas nos dão pavor”. E qual é a resposta de Jesus? Ele diz: “Sossegai! Sossegai”.



3ª ORDEM: VEDE



Moisés deu a seguinte instrução: “Vede o livramento do Senhor”. A ordem é, vede. O que os israelitas viram? Só problemas! Avistaram o mar à frente, o exército atrás e as montanhas de ambos os lados. Eles olharam para o norte, sul, leste e oeste, mas não olharam para cima! Não olharam para Deus.

Devemos olhar para o Calvário, para o túmulo vazio, para o Cristo vivo, para as promessas, para a Nova Terra. Devemos olhar para Aquele que é a solução, e não para os problemas.

Deus disse para o povo de Israel que faria um milagre. Ele já fizera muitos milagres enquanto estavam no Egito, porém o povo se esqueceu muito rápido. Eles se esqueceram do que Deus fizera por eles. Esse foi o grande problema deles, e esse é o nosso grande problema hoje!



4ª ORDEM: CALAI-VOS



Essa quarta ordem indica que Deus vai lutar por nós. E se Ele luta por nós, sem dúvida, devemos nos calar. Não devemos interferir na guerra de Deus, fazendo planos e elaborando estratégias.

Devemos estar atentos às ordens de Deus. Devemos deixar Deus agir, falar e comandar a guerra. Devemos deixar os problemas nas mãos de Deus. Há um tempo para ficarmos quietos, atentos e observarmos Deus batalhando por nós.

Algumas de nossas batalhas perdidas e muitos de nossos fracassos são porque falamos demais, e não deixamos Deus falar e agir. Só em silêncio somos capazes de vencer. A razão de experimentarmos tantas quedas e tantas derrotas é porque, muitas vezes, insistimos em dizer a última palavra.



5ª ORDEM: MARCHAI



A quinta ordem é: Sigam em frente. Mas como seguir em frente se estamos bloqueados por todos os lados?

Você pode estar perguntando a Deus nesse momento: Senhor, como andar no Teu caminho se eu não consigo ver este caminho?  Senhor, está tudo escuro a minha frente, não consigo enxergar nada de bom diante de mim, só vejo obstáculos e problemas. Senhor, como posso ir em frente se o meu caminho está bloqueado e se não há futuro para mim?

Se colocarmos os nossos pés nas águas, elas se abrirão. Se avançarmos com fé, olhando para o Deus do impossível, as águas se secarão diante de nós. O nosso Deus é o Deus dos milagres. Precisamos ser semelhantes a David Livingstone, o grande missionário que desbravou a África para Cristo. Quando ele foi persuadido pela rainha da Inglaterra para que voltasse ao seu país, depois de 36 anos passados no continente africano, Livingstone declarou com ousadia: “Eu irei a qualquer lugar, desde que seja para frente”.



CONCLUSÃO



Diante dos jovens há um tremendo desafio de levar a tocha do amor. Mostrar no seu convívio que Cristo é o Salvador. Lutar com Ele e vencer as tentações. Nos amedronta o fato de que passaremos por dificuldades maiores das que estamos passando.

O mesmo Deus que realizou o impossível ao abrir o mar, é o Senhor que veio e viveu entre nós. Foi num lugar chamado Calvário que Ele partiu as águas da morte, de modo que pudéssemos atravessar para a vida eterna.

Todo o poder que pertence a Jesus, pertence a nós também. Esse mesmo poder está à nossa disposição através de Sua presença em nossa vida! O mesmo Deus que manifestou o Seu poder, libertando Israel da escravidão, nos livrará da escravidão do pecado, da culpa, da dúvida e da condenação.



APELO

  1. Você crê que o Senhor pode lhe dar forças para realizar o impossível?
  2. Você aceita o desafio que o Senhor lhe der? Ainda que seja realizar o impossível?
  3. Quer viver como um filho do Senhor, que confia nas mãos do Salvador, mesmo diante das provas, produzindo nas pessoas um desejo de vencer também?
  4. Quero lhe desafiar a ficar em pé agora, como resposta positiva a estas perguntas.



Vamos unir as nossas vozes, agora, e exclamar: COM DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...