Youtube

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO - 4º TEMA - CORAGEM NO SENHOR




CORAGEM NO SENHOR



Texto Base: Josué 1



INTRODUÇÃO



Ler Josué 1:9



Moisés tinha falecido! O fardo há tanto tempo carregado pelo corajoso Moisés precisava ser levado por outra pessoa.

Todo o Israel, espalhado pela planície, aguardava às ordens de um novo líder. Dentre os milhares, escolheu o Senhor a Josué, filho de Num, jovem valoroso, que alguns tempo antes já havia sido escolhido por Moisés para expiar a terra.

Josué deve ter tido algum tempo para pensar. Deve ter contemplado a sós o vasto exército acampado e a grande responsabilidade que assumiria, olhado para aquela gente que muitas vezes reclamava, que não tinha confiança nas mãos do grande líder, Moisés. Deve ter relembrado das grandes crises enfrentadas pelo experiente Moisés. Deve ter-lhe subido um frio pela barriga. E agora o desafio dependia de sua coragem. Exigia muita coragem. Era um tremendo desafio. Era uma enorme responsabilidade.

Confiando em Deus, Josué aceitou o chamado! Ainda que falte coragem, quando Deus chama, Ele capacita.



INFLUÊNCIA



Sua coragem já começou a se refletir em seus seguidores. Reuniram-se e deram a Josué um voto de confiança: “Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares, iremos. Como em tudo obedecemos a Moisés, assim em tudo obedeceremos a ti.” – Josué 1:16.

Seu entusiasmo e coragem tomaram de surpresa seus ansiosos ouvintes. Sua fé decidida fortaleceu a confiança deles, e logo se espalhou a notícia entre o povo: “Vamos atravessar o Jordão! Dentro de três dias vamos atravessar o Jordão”!

Deve ter sido um espetáculo a experiência de Israel, atravessando o rio Jordão em seco. Na época da cheia, suas correntes transbordavam nas margens.

          Na vida espiritual há muitos rios a serem cruzados. Muitas correntes que se avolumam e precisam ser atravessadas. Se este for o seu caso, lembre-se: Sê forte e corajoso, não temas nem te espantes...”.





CORAGEM VERSUS COVARDIA



A verdade é que todos nós admiramos a coragem. Não precisamos de professor para nos ensinar que a bravura é uma coisa excelente.

A falta de coragem é considerada um grande defeito de caráter. Se sentimos falta dela para enfrentarmos os perigos e travarmos as batalhas da vida, nos sentimos não somente tristes, mas secretamente envergonhados. A ausência de coragem é uma falta que dificilmente alguém está disposto a admitir. Para ela inventamos nomes favoráveis, e tentamos ocultá-las até de nós mesmos.

Nada é mais difícil de se confessar do que a covardia.



Ilustração

          Neco Padaratz, surfista número um do Brasil, a algum tempo atrás dia deu uma prova de verdadeira coragem. Ele, que está acostumado a surfar as ondas mais radicais do planeta, e que já ganhou um concurso no Havaí onde as ondas chegam a 14 metros de altura, foi convidado a participar em 2003 do mesmo concurso com uma premiação milionária. Em uma revista (“Isto É”, maio de 2003), ele declarou sua resposta de coragem: não participaria porque amava muito sua vida. Segundo a reportagem, essa foi a maior apresentação de coragem do surfista diante de tamanha premiação.



O QUE É CORAGEM?



Por outro lado não possuímos nem provamos mais alegremente qualquer virtude do que a coragem. O ser humano sempre a amou e exaltou. Ela empresta glória e esplendor à vida, na qual habita.  Pode elevá-la, enobrecê-la, e coroá-la de luz.

A coragem é uma virtude incentivada pelos Céus.  É uma virtude que deve ser buscada com todo empenho.  Todavia, é uma das mais simples e mais honestas das graças cristãs. A coragem é mais uma qualidade do coração do que da mente. A palavra deriva do latim “cor”, que significa coração.

Ter coragem significa ter o coração no que procuramos empreender: Decisão, dedicação, convicção. A coragem não consiste na ausência de medo, mas no domínio sobre ele.

Quanto mais sensíveis somos aos perigos da vida, mais nobre é o exercício da coragem. Andar à deriva neste mundo de pecado, como se nele não houvesse nada a temer, não é coragem. Desligar-se da vida, ou participar de qualquer façanha suicida para levianamente chamar a atenção, não é coragem. Acomodar-se pela sorte ou pelo mal e dizer como o tolo: “Não tem jeito”, não é coragem.

Muitas pessoas interpretam a coragem como bravura. Ela é isto, mas é também firmeza em face do ridículo.  É agir em resposta ao comando da própria consciência contra as fortes correntes de opinião pública, pois a coragem descarta compromissos de comodidade.

Coragem é enfrentar as tentações e os perigos desta vida sem se render ao temor. É atravessar sem temor os portais da morte com uma fé que é mais forte do que o temor. É viver na presença de um Deus justo, na confiança de um amor que lança fora o temor.

Prova sua coragem, o indivíduo lúcido, que com cada nervo alerta, força passagem cuidadosamente no meio das chamas para salvar uma criancinha.

É um ato diferente de alguém que sobe numa moto, ou numa rampa, para voar sobre dez carros estacionados um ao lado do outro.

          Para Deus a coragem verdadeira, é aquela que é racional, justa, honesta, altruísta, humilde e submissa à sua vontade. A inabalável coragem é uma qualidade de liderança.

Winston Churchil disse o seguinte: ¨A coragem, é com justiça considerada a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante todas as outras”.

Querido jovem, peça a Deus para que você seja corajoso ou corajosa no Senhor.



HOMENS E MULHERES DE CORAGEM



A Bíblia está repleta de atos de coragem.

DAVI - Um dia o jovem Davi, a pedido de seu pai, deixou suas ovelhas e foi levar alimento para seus irmãos que estavam alistados no exército de Saul. Quando chegou lá, viu seus irmãos humilhados, juntamente com todo o exército de Israel desafiados pelo gigante Golias. Ele teve medo. Seu coração se agitou quando viu o espantoso filisteu. Mas ele se lembrou do leão e do urso que matara para proteger suas ovelhas, com o poder do Senhor. Ouviu as desafiadoras palavras de Golias contra o próprio Senhor, o dono do universo. Isso o desafiou a ter coragem para fazer a obra do Senhor. Quando Deus chama, Ele também capacita.

E vocês conhecem a história: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém, eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, a quem tu tens afrontado”.  I Sam. 17: 45.

As Escrituras Sagradas registram este episódio para que também possamos cultivar piedosa coragem. A senda cristã exige coragem.

SOLDADOS DE DAVI – Por que não falar da coragem dos soldados de Davi, quando fugitivo, disse: “Quem dera pudesse eu beber um pouco de água do poço que está junto à porta de Belém”?  E aqueles homens, que E.G.White disse que eram os homens mais corajosos que viveram sobre a terra, saíram da presença de Davi, passaram pelo acampamento dos filisteus, e com risco de serem mortos, tiraram água do poço e trouxeram para Davi. Então Davi, quando pegou a água para beber, lembrou-se que esta água tinha custado a vida deles, não quis beber e a derramou como oferta ao Senhor! II Samuel 23:14-17.

NATÃ – Por que não falar da coragem do profeta Natã, quando este repreendeu a Davi ao ele pecar com Bate Seba, podendo receber ordem de morte imediata pelo rei?

ELIAS – Por que não falar da coragem de Elias, diante dos 450 profetas de Baal no monte Carmelo? Enfrentando o rei Acabe e a rainha Jezabel? Enfrentando toda uma nação e sua onda de idolatria?

ESTER – Por que não falar desta destemida rainha, que enfrentou a oposição contra o seu povo e apresentou-se com grande coragem diante do rei. Como uma demonstração ela disse: “se tiver que perecer, perecerei”.

ANANIAS, MIZAEL E AZARIAS – Por que não falar da coragem de Ananias, Misael e Azarias, quando diante da morte não se inclinaram em adoração á estátua na planície de Dura?

JESUS - Acima de tudo jovens, por que não falar da coragem de Jesus, ainda jovem, diante do terror do Getsêmani e da morte de cruz, enfrentou tudo com coragem por amor a você e mim?



CORAGEM PARA HOJE



Deus precisa, hoje, mais do nunca, de testemunhas corajosas.  De pessoas que ponham o coração à sua disposição. Precisa de nós que vivemos no fim dos tempos, quando Satanás está irado.

Neste tempo são necessários jovens corajosos para enfrentar as correntes do inferno que se apresentam cheias de luzes bonitas e encantadoras, mas que em seu íntimo trazem infelicidade, morte, dor, sofrimento, vazio e morte eterna.

Coragem para ser honesto na avalanche de mentira, mesmo que isto custe perdas!  Coragem para ser justo! Coragem para ser simples e natural!  (Não é a mídia ou a sociedade que deve dizer o que eu devo vestir ou comer). Coragem para ser diferente! Coragem para colocar-se ao lado da justiça e da verdade! Coragem para falar através do viver e do estilo de vida jovem e da esperança de um Novo Céu e uma Nova Terra onde habita justiça, paz, alegria e vida eterna.

Nenhuma responsabilidade é demasiada pequena que não necessite de coragem.

Existe uma coragem para o campo de batalha, para a cidade apinhada e para o deserto solitário; para a enfermaria e para o mercado; para o estudo e para a cozinha; para o púlpito e para o banco da igreja.

Há uma coragem de homem, uma coragem de mulher e uma coragem infantil, porque coragem é fortaleza de coração, e em toda parte há lugar para o forte de coração. Somente perdemos a coragem quando perdemos a fé.



CONCLUSÃO



Conhecendo, agora, o que é ser corajoso, você quer colocar-se nesse momento nas mãos de Deus e dizer: “Senhor, reconhecendo o Teu grande amor e Tua coragem para morrer por mim, eu quero colocar o meu coração a fazer a Tua vontade?”.

Coloque-se de joelhos e ore ao Senhor neste momento. Dedique sua vida a Ele. Peça forças para tomar a decisão de ser um jovem de coragem nestes dias. Clame ao Senhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...