Youtube

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO - 3º TEMA - AMANDO INCONDICIONALMENTE




Amado Incondicionalmente


Textos Bíblicos: João 3:16 e Romanos 5:8



Introdução

(Mostre uma caixa grande embrulhada como um presente)



Deus deu a ti e a mim um incrível presente de graça. Hoje queremos pensar durante alguns momentos sobre esta graça – infinita e imensurável graça de Deus, graça que é maior que todos os nossos pecados, graça que nos abre o céu. Graça é simplesmente uma expressão do maravilhoso amor de Deus.

Hoje vamos usar as letras da palavra GRAÇA, para formar um acróstico que nos revele as muitas facetas do presente que é o amor de Deus.



Gratuito

Todos nós ansiamos por amor. Fomos criados para sermos amados, e a nossa procura desse amor começa cedo. Buscamo-lo nos olhos dos outros: dos nossos pais, dos nossos filhos, dos nossos namorados, dos nossos maridos e das nossas esposas. No entanto, nunca encontramos por completo o amor que os nossos corações anseiam, um tipo de amor especial, um amor oferecido gratuitamente sem condições, autêntico, constante, imutável, amor eterno.

Só há Um que ama perfeitamente, Aquele para quem devemos olhar a fim de sermos amados completamente. Somente o Seu amor satisfaz na totalidade.

Conservo na memória a descrição de Seu amor em Deuteronómio 7:7-8: “O Senhor não se afeiçoou de vós, e vos escolheu por serdes mais numerosos do que todos os outros povos, pois éreis menos em número do que todos os outros povos. Mas porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte, e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egipto”.

Deus não escolheu Israel por qualquer outra razão, senão porque os amou. Eles não tinham nenhuma característica especial. Não eram mais peculiares, melhores ou mais encantadores que as outras nações. Deus escolheu-os simplesmente para esbanjar o Seu amor sobre eles.

Por esta mesma razão, Deus te ama. Não tem nada a ver com o facto de seres atraente, adorável ou bom. Ele simplesmente te escolheu para te amar incondicionalmente. Uma vez que nada posso fazer para cativar o Seu amor, também nada posso fazer para o perder.

A Bethany, com 2 anos de idade, estava novamente a portar-se mal. A mãe já não sabia o que fazer. Até que agarrou na cabeça dela, abanou e disse, “Oh, Bethany, já não sei o que fazer contigo. Tu és tão má!”

Imediatamente, o rosto de Bethany brilha e começa a cantar, “Sou tão má, mas Jesus ama-me... Jesus ama, mesmo a mim!”

Bethany sabia a sua teologia certinha. Jesus ama cada um de nós, não importa o que fazemos, se somos bons ou maus. O seu amor é incondicional.



Redentor

Maria é um exemplo do poder redentor do amor e graça de Deus. Maria era uma adolescente rebelde, membro de uma família rica, grande e influente, do Equador. Ela fugiu da escola religiosa e de casa.

Veio a fazer alguns amigos comunistas. Num curto espaço de tempo havia-se casado e divorciado três vezes. Tornou-se uma líder do partido e organizava manifestações de estudantes.

Então, sua mãe faleceu. A senhora era de tal forma respeitada que o próprio bispo veio ao funeral. Lá estava Maria, a gozar com o bispo e a ridicularizar abertamente tudo o que este fazia. Zombava dele enquanto sua mãe repousava no caixão.

Um sentimento de angústia picava-lhe a consciência enquanto ela gozava, mas pensava que não era nada. Contudo, nos meses a seguir ao funeral ficava frequentemente cheia de remorsos. Como podia ter descido tão baixo ao ponto de fazer figuras tristes no funeral de sua mãe? Sentimentos de culpa estavam a destruí-la. À noite, enquanto lutava para dormir, enchia-se de remorsos por ter desrespeitado sua mãe, a igreja e Deus. Mas acalmava a consciência dizendo: “Maria, tu nem sequer acreditas que existe um Deus. Então por que é que te sentes assim?”

Os sentimentos de culpa continuavam a assolá-la e decidiu que devia falar com alguém. Marcou um encontro com o evangelista Luís Palau.

Maria fumava os seus cigarros furiosamente, acendendo o seguinte com a beata do anterior. Quando falou, sua voz saía com ódio. “Vocês pastores e padres são um bando de ladrões e mentirosos e trapaceiros. Só querem é enganar as pessoas. Só querem é dinheiro!”

Continuou com este discurso durante vinte minutos, praguejava, acusava, criticava e insultava. Quando fez uma pausa, Palau disse, “Posso ajudar em alguma coisa? O que posso fazer por si?”

Maria tirou o cigarro da boca, olhou-o fixamente por um momento e de repente começou a chorar, soluçando incontrolavelmente.

Quando recuperou novamente o controlo disse num tom bem mais amistoso, “Sabe, em trinta e oito anos de vida, é a primeira pessoa que me pergunta se me pode ajudar. Em toda a minha vida, as pessoas sempre pediram a minha ajuda.”

“Como se chama?” Perguntou Palau.

“Chamo-me Mari Benitez-Perez. Sou a secretária das mulheres do Partido Comunista do Equador. Uma Marxista-Leninista. Sou materialista, não acredito em Deus.”

Começou então outra rajada de insultos contra pregadores, padres e igrejas. Depois, durante três horas, contou os detalhes da história de sua vida. Finalmente disse, “Supondo que existe um Deus e não estou a dizer que há, porque não acredito que haja, mas apenas supondo que existe. Se há um Deus, que não há, acha que Ele receberia uma mulher como eu?”

Palau abriu sua Bíblia em Hebreus 10:17 e entregou-lhe para que lesse.

“Mas eu não acredito na Bíblia”, respondeu.

“Já me disse isso”, disse o pastor. “Mas estamos apenas a supor que existe um Deus, certo? Vamos então supor que esta é a Sua Palavra. Ele diz, “E jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades.””

“Mas, oiça,” respondeu ela. “Tenho sido uma adúltera, casei três vezes e estive na cama com muitos homens casados.”

Palau repetiu “Jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades”.

“Mas não lhe contei metade da minha história. Ofendi de tal forma um camarada que ele acabou por se suicidar.”

“Jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades”

“Liderei distúrbios estudantis em que acabaram por morrer pessoas.”

“Jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades”

Maria continuou a confessar seus pecados e, por mais dezassete vezes, Palau repetiu aquele versículo. “E jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades.”

Finalmente, ficou silenciosa. Uns momentos depois disse suavemente. “ Se Ele pudesse perdoar-me e transformar-me, isso seria o maior milagre do mundo. Ele não o pode fazer.”

“Convida-O para a tua vida e experimenta. Vê o que vai acontecer.” Palau fez uma oração de aceitação, pedindo o perdão divino e que Maria pudesse receber Jesus em sua vida. Enquanto isto, ela chorava.

Um ano mais tarde, Palau voltou a encontra-la. Ficou chocado. Maria parecia feliz, mas seu rosto estava coberto de nódoas negras. Contou-lhe o sucedido.

Tinha partilhado sua fé com seus camaradas e depois demitiu-se do partido. Alguns dias mais tarde, quatro dos antigos companheiros atacaram-na e esmurraram-lhe a cara contra um armário eléctrico de metal, deixando-a à beira da morte. Sobrevivera e continuara a estudar a Bíblia.

No mês de Junho daquele ano, a revolução que tinha planeado começou. Agitadores estudantis causaram distúrbios nas ruas da capital. O exército foi chamado. Planearam atacar os militares e derrubar a junta militar que governava. O líder Comunista devia vir do seu esconderijo, na vizinha Colômbia, e começar a governar o país.

Na manhã da revolução, o chefe do partido saiu do exílio. Pediu para ver Maria. “Porquê Maria, por que é que te tornaste uma cristã?” Perguntou.

“Vem comigo até ao campo e eu conto-te”, prometeu ela.

As agitações políticas tornaram-se um fiasco e acabaram por morrer. Seu líder estava no campo, estudando a Bíblia com Maria, aprendendo sobre o maravilhoso, incondicional e redentor amor de Cristo.



Aceitante

Joyce Landorf viu-se forçada a percorrer um túnel de desespero e escuridão quando seu marido pediu o divórcio e seus amigos da Igreja a abandonaram. As pessoas cancelavam os encontros que marcava para desabafar, pensando que a culpa era dela. Contratos que haviam sido marcados foram anulados. Ficou sem dinheiro e sem ninguém a quem recorrer. O divórcio fê-la sentir-se odiada, indesejada e não aceite.

Entorpecida pela dor e incapaz de se concentrar no estudo da Bíblia e oração, chorava o tempo todo e parecia impotente para se ocupar das mais simples lidas da casa.

Certa manhã, enquanto limpava o pó da mesa-de-cabeceira, pegou na Bíblia que escorregou por entre os seus dedos e caiu no chão. Ficou aberta em Romanos 8. Seus olhos pararam nos versículos do fim do capítulo. “Pois estou certo que, nem a morte nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o provir, nem a altura nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Joyce pegou na Bíblia, levou-a até ao piano e colocou-a aberta sobre a partitura. Todos os dias, depois deste acontecimento, passava algum tempo sentada no banco do piano, lendo aquelas palavras vezes sem conta, no meio de lágrimas, dor e ira. “Lia aquelas palavras quando nenhuma delas fazia sentido. Lia-as quando duvidava e não compreendia como podia Deus continuar a amar-me. Agora sei que sobrevivi pela verdade de Deus expressa naquela passagem das Escrituras.”

Queridos jovens, nada... nem a depressão, nem o desespero, nem a solidão, nem a tristeza ou dor, ou qualquer outra escuridão pode separar-te do amor de Deus. Ele nunca te deixará nem abandonará. Aceita-te no meio das tuas dúvidas e desesperos. Aceita-te no meio do teu orgulho e arrogância, quando achas que não precisas d’Ele. Aceita-te e ama-te tal como és.

Aceita-te quando fazes asneira com a tua vida e os outros te rejeitam. Aceita-te quando achas que és inaceitável. Aceita-te quando a tua família e amigos te viram as costas. Não importa o que tenhas feito ou o que não tenhas feito. Ele aceita-te incondicionalmente.

Romanos 8:1 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...”.



Consolador

Dorothy Watts, a autora das leituras para esta Semana de Oração, conta a história de quando o seu marido demonstrou graça para com ela. Havia demasiadas coisas a fazer na sua lista de tarefas para aquele dia. Uma delas era mudar as placas de matrícula do seu carro. No entanto, decidiu ir primeiro ao supermercado e fazer alguns outros recados. Atirou as novas placas para o banco de trás e apressou-se para a cidade.

Imprevisivelmente, viu as luzes de um carro de patrulha da polícia pelo seu espelho retrovisor. Encostou na berma, pensando sobre o que tinha feito de errado.

“O prazo para a sua matrícula terminou”, disse o polícia, tirando o bloco de multas.

“Oh, por favor, não me passe uma multa”, implorou Dorothy. “Eu tenho as placas novas mesmo aqui.”

O agente não se comoveu e passou uma multa de $80. Todos os planos foram esquecidos, e Dorothy voltou para casa, perguntando-se como comunicar a notícia ao seu marido Ron. As lágrimas começaram a correr-lhe pela face, enquanto pensava na tolice que fizera ao não mudar as placas. Decidiu que o melhor seria telefonar ao seu marido para o emprego e negociar com ele.

“Por favor, podes pagar metade da multa?”, pediu Dorothy depois de explicar o sucedido. “Sinto-me tão mal. Sentir-me-ia muito melhor se pudesses aceitar metade da responsabilidade por não ter mudado as matrículas.”

“Ficarei com a responsabilidade toda, querida”, disse ele. “Eu pagarei a multa. Não te preocupes mais com isso.”

Repentinamente, o fardo foi tirado dos ombros de Dorothy. Naquele dia, Ron oferecera-lhe o conforto do seu amor e graça. Não a repreendeu, nem a rebaixou, nem gozou com ela. Simplesmente esteve disposto a carregar o seu fardo, pagar a multa e continuar a amá-la. Uma tarde que começara em lágrimas, terminou com sorrisos pelo consolo do amor de um marido pela sua esposa, que não merecia tamanha graça e favor.

Graça é amor imerecido, indevido e inesperado. É a generosa dádiva de amor que Deus nos estende, quando a Ele vamos com corações culpados. É a extraordinária mensagem que Ele tem em nosso favor, não contra nós.



Amor Eternal

Jeremias 31:3 diz: “Com amor eterno te amei...”

Rita Armstrong descobriu certa tarde esse amor. Tendo algumas horas livres, decidiu passá-las com Deus.

Sentando-se confortavelmente na sua cadeira favorita, Rita encostou-se para trás e começou a pensar em sua vida. Desde a sua adolescência que sofria de uma perturbação maníaco-depressiva. A vida era como uma montanha russa em que o seu estado de espírito oscilava entre a depressão profunda e os picos emocionais. Durante vários anos, havia solicitado veementemente ajuda a Deus, mas Ele parecia tão longe. Distante. Descuidado. Silencioso.

Lembrou-se da sua infância traumática e do início de seus problemas emocionais. Lembrou-se da noite em que tinha ido à frente, à tribuna, e entregou seu coração a Jesus. Lembrou-se da imprevista e real conversão que vivera – Jesus amara-a o suficiente para morrer por ela. Seu coração caíra de amor por Ele, e ela sabia, sem dúvida, que Ele a amara e aceitara.

Como um flash de luz repentino lembrou-se das palavras da Escritura, “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente” (Hebreus 13:8).

“Jesus não muda!”, pensou Rita. “Ele amava-me quando eu era criança, Ele amar-me-á quando eu for para o Céu e Ele ama-me agora!”

Alegria e amor cobriram-na por completo. De um momento para o outro apercebeu-se de que era relevante aos Seus olhos. Tinha importância para Ele! Colocando-se de pé num salto, Rita começou a dançar à volta da casa, cantando sem parar, “Sou importante para Deus! Sou importante para Deus!”

Recordando-se daquele dia, Rita afirma, “Depois daquela experiência, as minhas mudanças de temperamento estabilizaram e comecei a sentir-me como uma pessoa diferente. Hoje, sinto-me aceite e preenchida”.

Hoje, Deus está a oferecer-te a Sua dádiva de amor e graça. O seu amor incondicional, redentor, aceitante, consolador e eterno. Estás disposto a aceitar este presente de amor?



Mãos à obra:

Lê e estuda João 3:16 e Romanos 5:8



Examina

Usando as letras do alfabeto tenta encontrar para cada letra uma palavra que descreva o amor de Deus. Aceitante, beneficente, carinhoso, etc.

Qual dessas características do amor de Deus é aquela por que anseias mais?



Aprofunda
Quais os personagens bíblicos que encontras para ilustrarem cada uma das facetas do amor de Deus apresentadas na mensagem?




Pensa

Que acontece se não aceitas o presente do amor de Deus? Será que faz o presente mudar? Será que faz Deus mudar? Será que te faz mudar? Havendo rejeitado o amor de Deus uma vez, é possível obtê-lo mais tarde?

Que base Bíblica encontras para cada resposta?



Discute

Já alguma vez experimentaste a graça através de um favor imerecido por parte de alguém?

Partilha essa experiência com o grupo.



Age

Escolhe duas personagens do Velho e duas do Novo Testamento que demonstraram o amor de Deus.

Em uma ou duas frases partilha como o amor de Deus foi mostrado a essa personagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...