Youtube

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO - 1º TEMA - CRIADO COM UM PROOÓSITO





Criado Com Um Propósito


Texto Bíblico: Efésios 2:8-10



Introdução

(Mostre à audiência três dos seguintes itens: mapa de estradas, livro de receitas, boletim de Igreja, horário escolar, instruções de corte e costura, planta de construção, manual de bricolage). O que é que estes três itens têm em comum? Respostas da audiência)



Cada um destes artigos é um plano posto no papel para atingir um propósito especial. Indica-nos como chegar onde queremos ir. Mostra-nos como obter os resultados que desejamos.

Onde é que tu vais na tua vida? Tens um mapa das estradas para o teu futuro? Que tipo de vida estás tu a construir? Tens um projecto pré-definido? Encontraste o segredo para uma vida bem sucedida? Por que é que nasceste? Já encontraste o propósito para a tua existência? Será que existe um plano e um propósito para a tua vida?

“Pois somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10).

Este versículo diz-me que tu e eu fomos criados para um propósito. Deus fez-nos com um plano em mente. Na mente de Deus há um projecto pré-definido para o teu sucesso. Ele tem o mapa de estradas do teu futuro. Tu não és um acidente. És mais do que a união de um óvulo com um espermatozóide. Foste criado com um plano em mente. Deus fez-te com um propósito. Mas com que propósito?

Efésios 2:10 (The Clear Word-Blanco paráfrase). “Nós somos o produto do poder criativo de Deus, criados por Jesus Cristo para viver o amor de Deus pelos outros.”

Efésios 2:10 (The Living Bible). “É o próprio Deus que nos fez como somos… e há muito tempo atrás Ele planeou que devíamos passar nossas vidas ajudando os outros.”

Qual é o teu objectivo de vida? Será que se enquadra no plano singular de Deus para o teu futuro?

Hoje, quero partilhar contigo as histórias de três jovens que descobriram o plano de Deus para as suas vidas.



Amanda Smith

Amanda Smith nasceu como escrava por volta do início do século dezanove, numa família de 13 pessoas. Casou cedo e devido à sua pobreza viu vários dos seus filhos morrerem. O seu primeiro marido morreu e o segundo casamento foi uma grande desilusão.

Mesmo assim, no meio desta situação sem perspectivas, Amanda encontrou o plano de Deus para a sua vida. Apesar das circunstâncias desfavoráveis tornou-se uma missionária evangelista internacionalmente aclamada, pregando em Inglaterra, Índia, África e outras partes do mundo.

Um indivíduo bem conhecido de então disse o seguinte sobre Amanda Smith: “ Ela é uma cristã do mais alto valor. Como simples e confiante filha de Deus não há mulher do nosso tempo que a iguale.” Um pastor que conhecia bem Amanda referiu-a como “A imagem de Deus cravada em ébano.”

Certa vez, quando Amanda se levantou para cantar perante uma audiência rica e de prestígio, apercebeu-se repentinamente que era simplesmente uma lavadeira com apenas dois anos de escolaridade e começou a tremer.

“Como posso eu ir para ali e cantar em frente de toda aquela gente rica?” Pensou Amanda. Todavia, lembrou-se que o seu sucesso não era para ser medido em termos de status, dinheiro, poder ou posição mas de acordo com o que tinha feito com o que Deus lhe havia dado. O seu sucesso não devia ser considerado em relação à sua situação no mundo, mas sim em Cristo.

Amanda dizia a si mesma, “Eu pertenço à Realeza e estou familiarizada com o Rei dos reis. Sou melhor conhecida e melhor compreendida entre a grande família do alto, do que sou na terra”.

Respirou fundo, aproximou-se dos projectores – a sua cabeça manteve-se erguida – e louvou a Deus por tudo o que fizera por ela. O concerto foi um grande êxito.

A partir daquele dia novas oportunidades surgiram miraculosamente a Amanda Smith. Aproveitou cada porta que Deus lhe abriu e fez o possível por ser tudo o que Ele lhe havia concedido para se tornar. Amanda chegou naquele dia ao ponto a que todos os jovens bem sucedidos devem chegar, o de aceitar o seu verdadeiro valor. Naquele curto momento, enquanto Amanda tremia nos bastidores, teve repentinamente um vislumbre do que era realmente em Cristo – alguém único, criada à imagem de Deus, comprada pela morte de Cristo na cruz e colocada na terra para completar um trabalho que mais ninguém podia fazer.

Naquele dia Amanda Smith experimentou a realidade do texto de hoje, que  era “feitura Sua, criada em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. (Efésios 2:10).

Percebeu que era alguém, uma filha de Deus, criada à Sua imagem com um propósito.

Isaías 49:1 “O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas da minha mãe fez menção do meu nome”.

Salmos 139:13-16 “Pois criaste o meu interior; entreteceste-me no ventre da minha mãe. ...Quando fui entretecido nas profundezas da terra, os teus olhos viram o meu corpo ainda informe. Todos os dias que forma ordenados para mim, no teu livro forma escritos quando nenhum deles havia ainda”.

Quão singular és tu! Não foste feito na Coreia. Não existe em ti uma etiqueta escrita com “Fabricado na Indonésia” Foste trabalhado na escuridão do ventre de tua mãe pela Mão de Deus. Criado com um propósito, destinado a andar no palco do Universo nesta hora da História da terra. Sucesso é descobrir esse plano e andar em harmonia com ele.

Pensamento maravilhoso! Enquanto tu eras apenas uma célula microscópica, Deus organizou o teu ADN* e alinhou os teus genes e cromossomas para te tornar a pessoa especial que és. Não existe ninguém como tu entre os 6 mil milhões de pessoas que vivem no Planeta Terra. Mais ninguém tem as tuas impressões digitais, o teu distinto timbre de voz, a tua aparência especial, a tua combinação de dons e personalidade. Mais ninguém pode preencher o espaço que Deus escolheu que tu preenchesses.

“Não é mais certo o lugar preparado para nós nas mansões celestiais, que o lugar especial designado na terra em que trabalharemos para Deus.” (Ellen G. White, Christ Object Lessons, p.327)





Albert Schweitzer

Albert Schweitzer é outro jovem que encontrou a felicidade ao descobrir o plano singular de Deus para a Sua vida. Aconteceu quando ele tinha 21 anos. Naquela manhã, Albert acordou com o canto dos pássaros que estavam nos pomares à volta de sua casa em Gunsbach, na Alemanha. Brilhantes raios de sol entravam pela sua janela aberta.

“Ah! Que dia para estar vivo!” Pensou Albert. Olhou pela janela desde o campanário da igreja da vila até aos viçosos campos verdejantes. “Porque sou tão abençoado, quando muitos vivem uma vida de tanta miséria? Qual é o preço de tanta felicidade? Certamente que eu não posso ter a minha sorte como um dado adquirido”.

Durante algum tempo Albert viu-se confrontado com pensamentos semelhantes. Parecia-lhe incompreensível que lhe fosse permitido levar uma vida tão feliz, enquanto via tanta gente à sua volta lutando com sofrimento e cuidados.

Albert fechou os olhos e relembrou o versículo que fora a sua meditação durante vários meses. Tinha tentado perceber o que significava pessoalmente para ele aquele texto estranho em Marcos 8:35. “Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, esse a salvará”.

Subitamente, o significado cintilou na sua mente com o brilho do sol da manhã. “Devo dar-me a mim próprio em serviço pessoal da humanidade, não a pregar ou falar, mas simplesmente a fazer, mostrar o amor de Deus, ajudando a aliviar a miséria de outros”. Naquele momento descobriu o significado e o propósito pelos quais havia nascido.

O seu coração bateu mais rapidamente enquanto fazia o voto solene: “Irei considerar-me justificado em viver até aos trinta anos para a ciência e a arte. A partir daí dedicar-me-ei inteiramente ao serviço da humanidade”.

Nove anos depois, a sua família e amigos não queriam acreditar que com a idade de trinta anos ele se demitia da sua função como director da Faculdade de Teologia de St. Thomas, a fim de se inscrever como estudante de medicina e preparar-se para ser médico em África. Nesta altura já tinha conseguido muito. Já se tornara internacionalmente famoso como filósofo, músico, pastor e escritor. “Não há ninguém na Europa que saiba tanto sobre Bach como tu”, diziam seus amigos. “Procuram os teus concertos por todo o lado. De certeza que vais desistir de tudo isto?”

Contudo, Albert estava seguro de ter descoberto o propósito de Deus para a sua vida. Estudou medicina durante oito anos e depois foi como médico missionário para a Libéria e o Gabão. A copa de uma cozinha serviu como primeiro consultório médico no seu hospital, na selva.

Devido ao seu trabalho com os leprosos, em África, Albert Schweitzer recebeu o prémio Goethe e mais tarde o Prémio Nobel da Paz. A Rainha Isabel II outorgou-lhe a mais alta distinção civil da Grã-Bretanha, a Ordem de Mérito.

Deus tem um plano para a tua vida também, tão certo como o teve para Albert Schweitzer. Podes não ter fama e fortuna mundialmente conhecidas, pois os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, e os planos de Deus não são os nossos planos.

Isaías 55:8,9 “Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Assim como os céus são mais altos que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos”.

“Mais elevado do que o sumo pensamento humano pode atingir, é o ideal de Deus para com os Seus filhos.” (Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p.40). O plano de Deus para ti é muito mais elevado do que aquilo que possas ter sonhado. Ele quer que preenchas um lugar muito especial no Seu plano. Tal como Albert Schweitzer, vais encontrar verdadeira felicidade e êxito quando condescenderes em entregar todo o teu potencial a Jesus Cristo, completando o propósito que Ele tem para a tua vida.



Ida Scudder

Ida Scudder tinha planos diferentes para a vida antes de Deus lhe ter revelado o Seu plano especial. Aconteceu uma noite durante as férias enquanto ela visitava seus pais, que eram missionários na Índia. Era quase meia-noite quando ela ouviu bater à porta.

“Quem é?”, perguntou Ida. “Posso ajudar?” A luz da sua lamparina de azeite revelou a figura tensa de um dos homens que dirigiam a cidade.

“Oh sim! Eu preciso desesperadamente da sua ajuda para a minha mulher. É uma maravilhosa rapariga, com apenas 14 anos, e está a morrer dando à luz. Uma vez que veio da América, pensei que me pudesse ajudar”.

“Oh, desculpe!”, respondeu Ida compreensivamente ao jovem indiano “É o meu pai que você procura. Ele é médico e eu vou chamá-lo”.

“Nunca!” Exclamou furioso o marido, enquanto barrava passagem. “Nenhum homem, tirando aqueles da sua própria família. alguma vez viu a minha mulher. Deve ser você a vir”.

“Mas eu não sou médica. Nem sequer sou enfermeira. Não posso fazer nada. Certamente que me vai deixar chamar o meu pai para salvar a vida de sua esposa”.

“Não!”, insistiu o jovem. “Isso é impossível. Você vem, ou não?”

Infelizmente, Ida abanou a cabeça e depois viu o rapaz ir embora desaparecendo na noite. Duas vezes mais, antes de amanhecer, homens vieram com mensagens semelhantes, implorando que Ida viesse ajudar suas jovens esposas que estavam morrendo durante o parto. Duas vezes mais, teve de dizer aos maridos ansiosos que não podia fazer nada. Limitou-se a observá-los ao voltarem para trás sem ajuda médica, pois suas convicções religiosas não permitiam a um homem assistir as jovens mães. A madrugada trouxe a notícia de que as três jovens haviam morrido.

Antes do pequeno-almoço, naquela manhã, Ida entrou no quarto dos pais e anunciou: “Vou para a América estudar medicina, de modo a que possa voltar e ajudar as mulheres indianas”.

Ida Scudder vislumbrou uma necessidade naquela noite e percebeu que o plano de Deus era que ela preenchesse aquela necessidade.

Passado algum tempo, Ida completou a sua formação em medicina e voltou para a Índia. Hoje, Vellore Christian Medical College, ergue-se como um memorial a uma jovem que encontrou o propósito de Deus para a sua vida e a dedicou a esse propósito. Milhares de médicos e enfermeiros têm sido formados nesta faculdade e saído para cumprir o propósito de Deus para as suas vidas.

Deus tinha um plano para a vida da jovem Ida Scudder. Ele chamou-a ao serviço naquela noite escura há tanto tempo atrás e tem um plano para a tua vida também. Talvez durante esta Semana de Oração, também venhas a descobrir o propósito de Deus para a tua vida. E quando encontrares esse propósito, oro que tenhas, tal como Amanda, Albert e Ida, a coragem de dar o passo além da tua zona confortável. Que tenhas a coragem para seres o que Deus pretende que sejas, para ires onde quer que Ele te indique.

Isaías 60:1-3 “Levanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti. As trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR vem surgindo, e a Sua glória se vê sobre ti. As nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu”.

UAU! Mas que quadro de sucesso! O palco da vida está montado. A audiência reunida. As luzes apagadas. A cortina da história é recolhida; e ali estás tu – no centro do palco com o projector focado em ti.

Bem, percebo que esta profecia se refere ao trabalho de Cristo, a Luz do mundo. No entanto, acredito também que tem uma segunda aplicação para os Seus seguidores, para a Sua juventude, aqueles que igualmente devem ser “ A luz do mundo” (Ver Mateus 5:14)

Estás preparado para entrar no palco do teu destino? Estás preparado para representar o papel que Deus estabeleceu para ti desde o momento em que nasceste? Estás preparado para descobrir o plano de Deus para a tua vida? Estás preparado para dares o teu melhor, a fim de cumprires o Seu propósito para a tua vida?

Que papel especial espera Deus que representes no drama dos últimos dias da História desta terra? Deus trouxe-te para este mundo, para este tempo. Esta semana, oro para que possas descobrir esse plano e que tenhas a coragem de dar o passo para o seguir.



*(ADN) Material genético de todos os organismos celulares e maioria dos vírus. O ADN contém a informação necessária para direccionar a síntese proteica e replicação. A síntese proteica é a produção de proteínas necessárias, pela célula ou vírus, para as suas actividades e desenvolvimento. Replicação é o processo pelo qual o ADN se copia a si mesmo para cada célula ou vírus descendente, passando a informação necessária para a síntese proteica. Na maioria dos organismos celulares, o ADN é organizado em cromossomas localizados no núcleo da célula.



Mãos à obra:

Lê Efésios 2:8-10



Examina

O que é que cada uma das seguintes personagens bíblicas te ensina sobre como descobrir o plano de Deus para a tua vida?


  • Moisés;
  • Gideão;
  • Maria;
  • Ester;
  • Daniel;
  • Paulo



Aprofunda
Qual dos seguintes objectos pensas que ilustra melhor a ideia de que Deus tem um plano para a tua vida? Explica a tua escolha.


  • Mapa de Estradas;
  • Horário Escolar;
  • Instruções de corte e costura;

  • Projecto de construção;
  • Receita de cozinha.




Pensa

Como podemos descobrir o plano de Deus para as nossas vidas? (Ver Mateus 7:7; Isaías 30:21), (Ler Mensagens aos Jovens, p.19)



Discute

Então e o poder de escolha? Tens mesmo de realizar o plano de Deus para a tua vida? Qual é a base Bíblica para a tua resposta? Que diferença fará a tua escolha?


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...