Youtube

domingo, 1 de dezembro de 2013

APOSTASIA - QUANDO UM RECÉM-BATIZADO SAI DO BATISTÉRIO, O QUE DEVE FAZER?






A igreja tem que lhe dar nos primeiros 6 meses, 6 amigos que substituirão os amigos e familiares que os abandonaram por sua nova fé.

Agora, falemos de minha responsabilidade pessoal, meu trabalho missionário pessoal por aquele que acaba de se batizar. Geralmente falamos sobre o que a igreja tem que fazer, porém a igreja somos todos nós. Tanto eu como a igreja, que devemos fazer?

No momento em que a pessoa sai da água, e que está limpa de todos os seus pecados, nasceu de novo. Ela ficará na igreja ou voltará ao mundo de pecado?

Se lhe ofereço minha amizade agora, poderia ser um de seus amigos que ele está necessitando para substituir aqueles que perdeu. Ele ficará na igreja, porém, que implicação tem isso? Tenho que estar disposto a pagar um preço, a fazer um sacrifício e mudar algumas coisas na minha vida.

Tenho meu círculo de amigos, com os quais me sinto bem e me fazem muito feliz; não necessito de mais amigos, pois eles me suprem as necessidades. Para que quero mais? Não sou eu o que necessita, é o recém-batizado, o que tem a carência, não tenho que pensar em mim, mas no outro. É um ato de amor, tenho que dar atenção ao que está em desvantagem.     

O fato de que haja a possibilidade de surgir um novo amigo têm seus riscos, posto que não conheço a pessoa, além de meus amigos de antes, estão dispostos a aceitarem mais alguém no círculo? E se eu abrir espaço à uma nova amizade e perder algum querido amigo que tenho agora? Estou disposto a pagar o preço pela salvação de um recém-batizado? Isso é obra missionária, é trabalhar pela salvação de outros, é pagar o preço.

Quando alguém se batiza, muda sua vida, e eu também tenho que mudar a minha. Agora tenho que abrir meu círculo social dentro da igreja, pois é preciso que entrem novas pessoas. A família é aumentada e precisa de ajustes, pois há novos irmãos. Precisamos sair, comer e recrear-nos com as novas pessoas. Isto é um esquema missionário de prevenção de apostasia; agora com os  novos amigos.  

O que fazer com eles? Isso é o que tenho que fazer  com aqueles  novos que estão entrando na igreja, a fim de que suas necessidades sejam supridas.

Os amigos comem juntos; então, temos que programar isso com os novos irmãos, tanto em casa como fora. 
     
Os amigos saem juntos, e essas saídas precisam ser programadas para que eles sejam incluídos também.

Os amigos festejam seus aniversários juntos. Agora, em nossos aniversários, eles devem ser convidados e quando eles também comemoram seus aniversários, como estão sozinhos, devemos participar das suas  comemorações.

Os amigos se ajudam quando estão em dificuldades, como na enfermidade ou com problemas difíceis que estão sozinhos e não podem resolver, somos nós os que temos que fazer isso pois eles não têm outros amigos.  

Os amigos têm projetos especiais em comum, tais como: atividades recreativas, hobbys, etc. que os unem trazendo muita alegria e felicidade.

Quando eu era bem jovem, um certo moço com mais idade que eu, converteu-se em nossa igreja. Não sei como nem por que, talvez porque não éramos muitos adventistas na cidade, tornamo-nos amigos e essa amizade aprofundou-se a cada dia, perdurando até hoje. Eu fui ao colégio estudar e cada vez que retornava, a amizade não apenas continuava, mas crescia. Formei-me e sai para trabalhar. Os anos se passaram e a amizade com o Francisco não diminuiu. O que nos une depois de tantos anos, apesar de nos vermos pouco e estarmos a uma distância de uns 3.000 km?

Houve algumas coisas que sempre nos mantiveram unidos, foram atividades que realizamos e quando podíamos, fazíamos juntos. Ele é mecânico e  o meu hobby também é a mecânica; sempre temos muito o que conversar nessa área.

Ele também gosta muito de pescar e me fez gostar da pescaria. Mas algumas vezes que nos encontramos, saímos para pescar, e isso é uma das cousas que mais aprecio na vida. Sair a pescar com Francisco e outras cousas mais nos mantêm unidos como amigos há 40 anos, aproximadamente.      
 
Que mais fazem os amigos? Uma das coisas que eles fazem é estar juntos, apenas estar juntos, nada mais que estar juntos. Todos necessitamos disso, mesmo que não estejamos realizando algo específico, somente ficar juntos. Essa é uma necessidade que deve ser suprida. 

Quando mudamos de ambiente, seja de trabalho ou de casa para um outro bairro, cidade ou país, o que mais nos faz sofrer é deixar os parentes e amigos. Muito nos custa criar novos amigos que substituirão aqueles que deixamos no lugar anterior; não que deixaram de ser nossos amigos, pois sempre estarão em nosso coração, mas que estão distantes e temos que substitui-los no novo lugar.

O mesmo acontece com as pessoas que se tornam adventistas, mesmo que continuem vivendo e trabalhando no mesmo lugar, tornam-se pessoas estranhas, que precisam começar seu círculo de amizade outra vez.  

Ele precisa integrar-se em sua nova comunidade. A igreja é responsável para que se realize socialmente, onde poderá suprir suas necessidades, não apenas espirituais e para as quais temos uma boa programação, mas as sociais. Para isso, precisamos de uma programação tão boa quanto a espiritual, se não quisermos perder uma boa parte dos que se unem à igreja pelo batismo.

Nossa igreja é maravilhosa, não porque seja perfeita, mas porque Deus em Sua misericórdia deu-nos uma compreensão especial que a Bíblia tem para concluir a pregação do Evangelho. Portanto, a salvação não termina com a cerimônia batismal, onde é realizado o parto do bebê e em seguida, passa a ser criado conforme as normas de um verdadeiro cristão. 
     

René Sand
Associado da Escola Sabatina e
Ministério Pessoal  -  DSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...