Youtube

domingo, 1 de dezembro de 2013

APOSTASIA - BASES ESPIRITUAIS






Toda a gestação de um futuro filho de Deus é o processo desde o memento em que inicia um contato com um adventista, passando a interessar-se pelo evangelho, pelos estudos bíblicos, pelas decisões, culminando com o nascimento que é o batismo.

 Agora temos o bebê espiritual. Ele precisa aprender a viver como um Adventista do Sétimo Dia. A mãe igreja, através de alguns de seus membros, como amigos lhe ensinarão a fazer como os adventistas, desde as coisas mais simples às mais complicadas. Isso tem que ser feito com o mesmo amor, paciência, carinho tolerância e perseverança que fazem os pais com seus filhos.               

Quando nascemos na vida física, quantas coisas sabemos fazer? Não sei em seu caso, porém no meu fazia apenas quatro coisas: comer, dormir, chorar e sujar-me. Daí em diante tive que aprender tudo o que sei, todavia, ainda tenho muito o que aprender. Quanto tempo levamos para aprender ao básico e conduzir-nos sozinhos na vida?

Com os recém-nascidos na igreja devemos manter nosso equilíbrio, já que muitas vezes pensamos que, pelo fato de serem pessoas adultas, sabem fazer muitas coisas, inclusive podem ser profissionais, pessoas de êxito nos negócios, etc.. No entanto, no aspecto espiritual e no estilo de vida que a Bíblia nos ensina, não há nenhuma experiência. Pelo contrário, têm que desaprender coisas que por anos fizeram, e que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que aprender as novas.

A pergunta é: Quem na igreja agora será o responsável pelo bebê para lhe ensinar o estilo de vida adventista?

Alguém tem que se dispor a ensinar-lhe a comer, pois os adventistas comem de maneira diferente. Quanto tempo levará?

Em alguns momentos, ele se equivocará e alguém precisará, com muito carinho e paciência, orientá-lo até que aprenda a comer só  e escolha o melhor para seu bem-estar. Por quanto tempo? Por todo o tempo necessário.

Agora, o bebê tem que aprender a vestir-se, pois o estilo de vestir do adventista é diferente e tem que adequar-se ao lugar e às circunstâncias, conservando o “pudor e a modéstia” sem perder o bom gosto.

Como se vestirá agora ao sair à rua, quando for a uma festa, à igreja e a outros lugares? Há todo um esquema especial a ser aprendido. 

Quando o bebê está na fase de aprendizagem, qual será nossa atitude ao errar? É desesperador quando um novo adventista não está vestido dentro dos nossos padrões. Surgem alguns dos “pais da Igreja Adventista do Sétimo Dia” ou algumas “mães do Israel moderno” rasgando as vestes e dizendo: “Olhem o recém-batizado, vejam o que vestem na rua, na igreja, etc.!”

O normal é que essa pessoa por um bom tempo se confunda com a roupa que está usando nos diferentes lugares, apesar de ser uma pessoa adulta, porém neste aspecto acaba de nascer, apesar de lhe dizermos como fazê-lo, não aprendeu; além do mais, pode ser que não tenha trajes adequados aos nossos costumes e não tenha condições de comprar novas roupas. Apenas está usando o melhor que tem e fazendo o melhor que sabe. Porém, alguém que seja seu amigo, com tato e muito amor, irá orientar e ensinar ao bebê, grande na idade e no físico, a comportar-se como um adulto espiritual.

Quem ensinará ao bebê a recrear-se como convém a um filho de Deus? Ele está acostumado a divertir-se como se diverte o mundo. Agora, precisa aprender a ser diferente e não sabe como fazê-lo. Ele necessita de entretenimentos como qualquer pessoa e vai buscá-lo fora. O problema é: Quem será o professor que lhe ensinará o padrão adequado aos princípios bíblicos?    

O que acontecerá, se um dia ele for visto em um lugar inadequado participando de algo que não condiz com os nossos princípios?  Será que faremos um escândalo ou lhe perguntaremos: “Quem lhe deu estudos bíblicos não lhe ensinou que isso é errado? Se lhe foi ensinado, todavia, ainda não aprendeu. É como nossos filhos – quantas vezes lhes repetimos as coisas até que aprenda!”.

A solução não é levar o assunto à comissão da igreja, e sim considerar a necessidade de alguém que se coloque ao seu lado e lhe ensine, por preceito e por exemplo, a maneira correta de recrear-se conforme a Bíblia nos orienta.

Tenho um amigo com quem estudamos teologia e trabalhamos juntos. Ele é um grande pastor de igreja. Sua vida é uma grande inspiração para mim, pela sua entrega, trabalho e entusiasmo que sente pela salvação das pessoas. Porém veja o que fez quando conheceu a Cristo e decidiu batizar-se: Seu batismo foi no domingo à noite e no dia anterior, que era o sábado ele disse: “Esta é a última vez” e foi ao baile, bebeu e fez tudo o que sabia que não deveria ser feito e que não mais poderia fazer depois do batismo. Menos mal que não contou nada a ninguém, senão o batismo não aconteceria no domingo.

Por certo que o que o meu amigo fez não era correto, porém essa era a conseqüência da falta de maturidade espiritual no momento; ele nem sequer ainda havia nascido no reino de Deus!

Hoje, quando ele relembra fica desconcertado e não consegue explicar o fato, e agora não o admite, porque é um adulto espiritual, mas naquele período ainda não havia aprendido.

Quem o ensinará a comprar como adventista? Mesmo que tenha sido orientado no estudo bíblico que todas as compras devem ser feitas na semana, e que entre o pôr-do-sol da sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado não compramos nem vendemos. No sábado pela manhã, entra nossa nova irmã com um bolsa cheia de verduras que comprou na feira que ficava no caminho da igreja, e ainda pede ao diácono que, por favor, guarde-a até o final do culto.     

Ao terminar, toma sua bolsa e sai mostrando a todos e contando que aproveitou, já que vinha à igreja e comprou o que precisava. O que aconteceu? Nada fora do normal, apenas que o bebê sujou-se, e alguém terá que limpá-lo e seguir ensinando-lhe qual é a forma correta de guardar o sábado. O anormal seria fazermos um escândalo na igreja porque um irmão novo, em sua inexperiência tenha feito algo que para nós adultos está fora cogitação.      

Quem lhe ensinará a trabalhar, descansar, namorar, educar seus filhos, etc., etc., como adventistas? Quanto tempo levará até que nossos filhos aprendam a conduzir-se sozinhos e a defender-se por si mesmos na vida real?   

Com os que nascem no reino de Deus, esse processo se realiza em torno dos 2 anos. E para isso, é preciso o trabalho missionário de irmãos que possuam muito amor, tato, paciência, etc., e contribuam para o crescimento dos maravilhosos filhos espirituais que estão nascendo na igreja pelo sangue de Cristo Jesus nosso Senhor.
 
René Sand
Associado da Escola Sabatina e
Ministério Pessoal  -  DSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...