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quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ALCANÇANDO AS PESSOAS SECULARIZADAS - 7ª PARTE - A IGREJA COMO POVO DE DEUS

Introdução
            Em Cristo, os seres humanos nascem de novo e tornam-se filhos de Deus e membros do Seu povo (II Pedro 2:9-10). A adesão à mensagem de Cristo deve ser um livre acto de fé. Uma pessoa torna-se cristã quando aceita Cristo e o Seu estilo de vida. As pessoas secularizadas têm interesse em encontrar uma comunidade de irmãos, que se respeitam e amam mutuamente e que podem auxiliá-las a encontrar uma solução para os seus problemas familiares e pessoais. Por isso é de enorme importância preparar a igreja que irá receber pessoas secularizadas.

A Igreja como  Povo de Deus
            No Novo Testamento, a palavra εκκλεσια pode significar uma assembleia pública (Actos 19:32, 39, 41) ou a assembleia dos Israelitas (Actos 7:38; Hebreus 2:12). Geralmente, designa a igreja cristã, tanto local (Actos 15:41) como universal (Actos 20:28).
“A Bíblia… usou a palavra ‘igreja’ com uma vasta variedade de significados…. Mas existem fortes razões para prestarmos uma atenção especial a um significado particular: a igreja como povo de Deus (I Pedro 2:9; Tito 2:14). Uma das razões é que o termo Ecclesia constitui claramente uma representação de Israel no Velho Testamento e da igreja Cristã no Novo. É o termo mais frequentemente usado para exprimir a própria natureza da Igreja.1
           
Todos aqueles que, em Cristo, se tornam filhos de Deus, pertencem ao Seu povo. Cristo é a cabeça da Igreja, o Seu corpo, do qual Ele é o Salvador (Efésios 5:23). Como filhos de Deus, os cristãos devem amar a Deus e ao seu próximo (Gálatas 3:26-29). O Cristianismo chama as nações para se tornarem no povo de Deus, no qual as diferenças de raça, cultura, trabalho e sexo não podem constituir razões para o privilégio ou a discriminação. A fraternidade é o elemento fundamental de cada forma de associação cristã. A essência do Cristianismo fica ferida quando ela falta. O amor é a consequência lógica da fraternidade como prática da vida cristã. O amor deve ser o guia em todos os relacionamentos no interior da comunidade de crentes, bem como para com “os de fora”. A comunidade cristã deve ser uma casa com as portas abertas para todas as pessoas, onde o amor, a amizade e a estima são as características básicas de todo o relacionamento. Este é o tipo de comunidade que as pessoas secularizadas podem apreciar e até desejar fazer parte dela.

O Ministério
            Na Idade Média, a Igreja separou os seus membros em duas classes: os leigos e o clero. Na Bíblia não existem duas classes de pessoas: uma sagrada e a outra profana. Todos os membros do povo de Deus são sagrados, chamados a exercitar um sacerdócio universal. Todos os cristãos são “um sacerdócio real, uma nação santa, um povo que pertence a Deus.” (I Pedro 2:9). Os membros do povo de Deus devem cumprir o seu dever sacerdotal como “embaixadores de Cristo.” A comissão do Salvador para “ir e fazer discípulos de todas as nações” inclui todos os crentes em Cristo.
            É importante que a igreja que vai receber pessoas secularizadas seja uma comunidade onde todos os membros participem nas várias e diversificadas actividades propostas. Os cristãos devem ajudar-se e amar-se mutuamente. Uma igreja que é uma comunidade de verdadeiros irmãos, que se amam mutuamente, é certamente um íman forte para as pessoas secularizadas.
            Na opinião das pessoas secularizadas, a religião institucionalizada destrói a liberdade dos seres humanos, apresentando e impondo as suas doutrinas de uma forma dogmática sem qualquer respeito pela inteligência humana. A liberdade é um elemento fundamental da igreja e é essencial para o crescimento. Ninguém cresce a não ser que tenha a possibilidade de se desenvolver de uma forma autónoma. A Instituição que suprime a liberdade, prejudica a dignidade do homem.
            Jesus não era um ascético; Ele fazia parte de um povo que lutou para preservar a vida, e sobreviveu, graças ao seu labor. É por essa razão que a Sua linguagem está repleta de imagens extraídas do mundo dos trabalhadores e dos homens pobres. Jesus estabeleceu relacionamentos com todas as classes de pessoas negligenciadas: os pobres, os cegos, os leprosos, os colectores de impostos, os estrangeiros, e todos os tipos de pessoas nepudiadas pela sociedade do Seu tempo.  
Cristo veio estabelecer o Reino de Deus (Lucas 4:16-21). A libertação da enfermidade e da opressão é um sinal que segue à proclamação do Reino de Deus. É a justiça dos tempos Messiânicos, que não pode ser reduzida a uma dimensão meramente espiritual, a não ser que alguém queira destruir o realismo profundo, característico, das Escrituras, do pensamento e da acção de Jesus Cristo. Jesus identifica-Se com os necessitados (Mateus 25:34-46). A comunidade cristã deve estar aberta aos pobres, aos aleijados, aos coxos, aos cegos (Lucas 14:12-14). A comunidade dos cristãos deve ser uma κοινωνια, onde cada membro partilha “com os santos nas suas necessidades.” (Romanos 12:13).
As pessoas secularizadas prestam atenção à forma como uma comunidade cristã vive a mensagem que proclama. Qualquer contradição entre a proclamação da mensagem e a vida dos comunicadores bíblicos é um obstáculo à sua credibilidade e aceitação. As pessoas secularizadas precisam de uma genuína e clara revelação de Deus e de Cristo na vida dos comunicadores da Bíblia. A comunidade cristã deve cumprir todos os seus três deveres; κηρυγμα (a pregação, a apresentação da mensagem bíblica, Tito 1:3), κοινωνια (a fraternidade, Actos 2:42), e διακονια (o serviço, I Coríntios 16:15).

A Mensagem Bíblica para o Ser Humano como um todo
            A aliança bíblica reconcilia toda a criação com Deus e afecta todos os aspectos – físico, psíquico, sociológico e espiritual – da natureza humana. As pessoas ocidentais estão acostumadas a separar os aspectos físicos da natureza humana da natureza espiritual. Mas a Bíblia considera o ser humano como um todo. Na Bíblia não existe dualismo entre corpo e alma. O homem é um ser completo. Para o Apóstolo Paulo, o corpo, a alma e o espírito são manifestações do ser humano como um todo (I Tessalonicenses 5:23). Ao apresentar a mensagem bíblica é necessário considerar todos os aspectos da natureza humana: física, psicológica, social e espiritual. O indivíduo deve ser salvo como uma pessoa inteira.
            No Seu ministério, Jesus ensinou, pregou e curou pessoas (Mateus 4:23). Os mensageiros cristãos em seu ministério devem considerar todos os aspectos da natureza humana. Eles devem auxiliar as pessoas secularizadas a restaurarem a sua vida como um todo. Para apelar à mente secularizada, é de muita utilidade usar a abordagem da reforma da saúde e do estilo de vida positivo e saudável.
            Na esfera física existem muitas abordagens válidas para irmos ao encontro das pessoas secularizadas: os planos de 5 dias (para ajudar as pessoas a deixar de fumar), seminários sobre: saúde, stress, nutrição e estilo de vida, terapias naturais, etc. As pessoas secularizadas são “orientadas para a vida” e manifestam um grande interesse pela vida presente. As pessoas secularizadas normalmente estão interessadas em encontrar soluções para os seus problemas familiares e pessoais. O homem foi criado como um ser sociável. No seio do povo de Israel, o indivíduo tanto se relacionava com a família como com a comunidade.
            Adão e Eva eram pessoas completas, com a mesma dignidade e propósito. Génesis descreve o primeiro encontro idílico entre Adão e Eva (Génesis 2:23). Esta foi a sua primeira canção de amor e desta forma, Deus celebrou o primeiro casamento (Génesis 2:24). Mais tarde, o pecado manchou o seu relacionamento. A paixão e o egoismo começaram a controlá-los. Nas Suas advertências, repletas de misericórdia, Deus apontou as tribulações que viriam sobre a humanidade pecaminosa. O homem passaria a dominar a mulher. Frequentemente a mulher tornar-se-ia um objecto de prazer e perderia a sua personalidade. Esta situação é consequência do pecado e não é da vontade de Deus. Deus apenas descreve a nova situação causada pelo pecado. Ainda hoje o pecado é causador de divisão e alienação. Muitos lares da nossa sociedade estão destroçados e muitas famílias encontram-se divididas. A obra de restaurar uma atmosfera de confidência e amor nas famílias é a missão da Igreja Adventista. É importante oferecer Seminários especiais que versam a respeito da problemática do lar e da família.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS
1.      Reuniões informais: Muitas pessoas secularizadas não querem ter nada a ver com religião organizada, mas estão interessadas em ouvir e examinar problemas relacionados com a fé religiosa. É, por vezes, possível começar um diálogo em reuniões informais.
2.      Espiritualidade inconsciente: A missão da Igreja Adventista na sociedade secularizada é ajudar as pessoas a reconhecerem a sua espiritualidade inconsciente; a aperceberem-se da presença de Deus nas suas vidas e a estabelecerem um relacionamento íntimo e pessoal com Deus.
3.      Os jovens secularizados continuam ainda a acreditar em Deus: Muitos jovens secularizados, apesar de terem rejeitado a religião institucionalizada, continuam a acreditar em Deus. Muitos lêem livros sobre as religiões orientais, tentam aprender a arte da meditação transcendental e cantam músicas de protesto. Eles devem ser incentivados a participar em algumas actividades sociais onde podem ser debatidos alguns dos problemas mais pertinentes da nossa sociedade.
4.      Apresente a mensagem bíblica não de forma autoritária: As pessoas secularizadas não aceitam a pregação autoritária. A abordagem mais útil é o diálogo, que deve ser sincero e honesto, e no qual todos podem e devem participar.
5.      A ideia filosófica de Deus: Quando Deus é apresentado de uma forma abstracta e filosófica, parece não estar relacionado com o mundo, nem ter qualquer interesse pela vida humana: Ele é o Deus no fim de um argumento, não o Deus que se conhece num encontro de fé. O que é importante é conhecer Deus de uma forma pessoal e estabelecer um relacionamento directo com Ele.
6.      As pessoas secularizadas não gostam de qualquer pressão: As pessoas secularizadas não gostam de se sentir pressionadas. Não gostam de assinar o livro de visitas, dar informações pessoais ou até o seu endereço. Não gostam de se levantar durante as reuniões, não gostam de qualquer forma de pressão religiosa ou psicológica. Quando se estabelecem alguns laços de amizade, preferem encontros de pequenos grupos ou apenas individuais. Gostam de comunicadores que tiram tempo para escutar as suas preocupações.
7.      O culto divino típico não é atraente: Muitos sermões estão desactualizados, não estão relacionados com a realidade dos nossos dias. O conteúdo é frequentemente superficial ou abstracto. Com frequência, quando o sermão chega ao fim e as pessoas saem da igreja, elas não retêm nada da mensagem, nem nas suas mentes, nem no seu coração. Muitas vezes, o assunto do sermão é diferente do assunto dos hinos e da mensagem musical especial. O propósito dos hinos e da música é apresentar uma mensagem. Contudo, a apresentação de muitos cânticos não comunica  mensagem nenhuma e parecem ser mais representações culturais que uma parte da adoração religiosa.
8.      A Escola Sabatina: É importante que a Escola Sabatina seja mais atraente. Muitas reuniões da Escola Sabatina são rotineiras. É necessário mudar a ordem das partes da Escola Sabatina e introduzir algo de novo. Quando se apresenta as necessidades das missões, nas diferentes partes do mundo, é uma boa ocasião para apresentar estatísticas recentes e expor a situação política, económica, cultural e religiosa do país relacionado com as experiências, e apresentar alguns dos seus problemas. Frequentemente, as lições são apresentadas de uma forma superficial.  É preciso apresentar as lições de uma forma profunda, clara e concreta e evitar apresentar a mensagem bíblica de uma forma incorrecta, imprecisa e vaga. Antes de se apresentar a lição da Escola Sabatina às pessoas secularizadas, é necessário examinar o conteúdo, especialmente se é a primeira vez em que as pessoas secularizadas participam na Escola Sabatina. Os monitores das classes devem preparar-se eficazmente a fim de poderem apresentar a lição de uma forma competente e interessante. Se o assunto da lição for examinado com competência e se estiver relacionado com os problemas da vida humana dos nossos dias, certamente que todas as pessoas participarão nas lições.
9.      Comunicadores: Não é fácil encontrar pessoas capazes de apresentar a mensagem bíblica às pessoas secularizadas. A descoberta e a motivação de tais comunicadores requerem uma observação esmerada e um profundo conhecimento das capacidades reais e potenciais. É muito importante que os comunicadores tenham um forte relacionamento com Deus. Devem ter a capacidade de se identificarem com as pessoas secularizadas, para assim se aproximarem mais delas, compreenderem os seus problemas e verem o mundo através dos seus olhos. Devem receber uma preparação séria a respeito do processo de secularização e das causas que produziram o secularismo. Necessitam de conhecimento bíblico profundo, porque as pessoas secularizadas fazem perguntas muito difíceis e querem receber respostas directas e satisfatórias. Necessitam de saber como apresentar a mensagem adventista às pessoas secularizadas. Os formadores dos comunicadores devem ter uma considerável preparação teológica, filosófica e científica para poderem realizar esta tarefa (Embora não devamos levar longe demais esta premissa! Nota do revisor do texto).
É preferível escolher profissionais como comunicadores em vez de pastores. Os profissionais podem compreender melhor a mente de outros profissionais, os quais geralmente se sentem mais livres para levantar questões a colegas profissionais e não têm preconceitos contra eles. Às vezes, as pessoas secularizadas têm preconceitos em relação ao clero.
CONCLUSÃO
            Os objectivos deste estudo consistiram no seguinte: (1) descrever o aparecimento e processo da secularização; (2) construir um perfil das pessoas secularizadas; (3) explorar possíveis avenidas de abordagem para apresentar a mensagem bíblica; (4) e desenvolver uma estratégia que permita aos comunicadores bíblicos encarregarem-se deste grupo de pessoas.
            Considerámos em ambas as partes da nossa investigação todos os aspectos acima mencionados. Na Primeira Parte vimos como algumas tendências filosóficas, teológicas e científicas contribuíram para a formação e desenvolvimento da mente secularizada. A parte histórica apresentada neste estudo mostrou claramente uma forte influência da filosofia secular da cultura ocidental. As pessoas secularizadas são os produtos naturais deste processo e da educação ocidental.
            A secularização é um processo pelo qual a nossa sociedade tem passado, aprendendo a viver mais e mais sem Religião. O perfil das pessoas secularizadas tem contribuído para uma melhor compreensão da sua mentalidade. Deus quer que todas as pessoas ouçam e compreendam a mensagem bíblica. Porém, é muito difícil alcançar as pessoas secularizadas porque têm muitos preconceitos em relação a qualquer forma de religião.
            Na Segunda Parte observámos que a mensagem deve ser contextualizada: deve ser apresentada em formas de linguagem e pensamento que as pessoas secularizadas possam compreender. No entanto, há dois perigos a serem evitados: a mistura da mensagem bíblica com a cultura ocidental e a apresentação do Evangelho de uma forma superficial e abstracta. A mensagem deve ser compreensível e relevante.
            Também vimos que os três conceitos básicos da mensagem bíblica – Deus, Yahweh, o Deus vivo, o Criador do universo, que inspirou os escritores da Bíblia; a aliança através da qual Deus transforma as pessoas, e os torna Seus filhos, e a igreja, como povo de Deus – devem ser apresentados de uma maneira racional e compreensível.
            Os comunicadores devem ser cuidadosamente escolhidos e preparados. Devem ter um profundo conhecimento da mensagem bíblica e das várias formas de a apresentar. Devem considerar o ser humano como um todo. A igreja também deve estar preparada para receber as pessoas secularizadas, de forma atractiva e amorosa.
            A mensagem bíblica deve ser apresentada em todos os lugares e a todas as pessoas. Isto inclui as pessoas secularizadas. Devemos aproveitar esta nova situação e apresentar a mensagem, em alto e bom som, sem qualquer temor ou preconceito. Esta tarefa não é fácil. Esperamos que este estudo possa contribuir para o cumprimento deste objectivo. Finalmente, devemos lembrar-nos de que este mandato será realizado “não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito,” diz o Senhor Todo-Poderoso (Zacarias 4:6).


1 G. Oosterval, “The People of God.” (“O Povo de Deus”) In God’s Chosen People. Adult Sabbath School Lessons. (Nas Lições da Escola Sabatina dos Adultos). (Mountain View, CA: Pacific Press Publishing Association, 1977), 64,65.

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