Youtube

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

À DESCOBERTA DO SEU ESTILO DE LIDERANÇA





Dez maneiras diferentes de liderar o povo de Deus

Há alguns anos comecei a notar as diferenças na maneira como as pessoas com dom de liderança lideravam as suas equipes. Todos eles tinham o dom da liderança (o que preside, na versão em português) mencionado em Romanos 12:8, mas eles abordavam os desafios da liderança de maneiras diferentes.
Na época em que eu fazia estas observações, a equipe de administração de Willow Creck presenteou-me com um livro sobre liderança no meu aniversário -- Certain Trumpets, de Garry Wills. Wills descreve o enorme impacto dos grandes líderes cujos estilos de liderança casaram perfeitamente com certas necessidades da sociedade.
Por exemplo, quando o povo está sendo oprimido e quer livrar-se do jugo, a situação é apropriada para um líder radical e transformador.

Em uma democracia complexa, pluralista e com centenas de constituintes que devem se sentar juntos para formar um governo, um líder político é necessário.
Em tempo de guerra, um estilo militarista de liderança é o que funciona melhor.

Durante uma disputa social e ideológica intensa, um líder intelectual pode se dar melhor na luta.
Wills argumenta que existem muitos estilos diferentes de liderança e certos estilos preenchem certas necessidades de liderança melhor que outros.

Nestes últimos anos, eu identifiquei dez manifestações de dons de liderança que tem se apresentado na igreja. Isto tem ajudado nossa equipe a identificar seus estilos de liderança e montar equipes de liderança adequadamente.

1. Líderes Visionários
Estes líderes têm nas suas mentes uma imagem límpida como cristal daquilo que eles querem que aconteça. Eles captam a visão poderosamente e possuem um infatigável entusiasmo para prosseguir a missão.

Os visionários apelam apaixonadamente a todos e a qualquer um para que embarquem na visão. Eles falam acerca dela, escrevem sobre ela, lutam por ela. Eles são orientados para o futuro, normalmente idealistas e cheios de fé para crer que a visão pode e será realizada se o sonho for alimentado o suficiente.

Os líderes visionários não são facilmente desencorajados ou desanimados. Na verdade, se alguém disser a eles que o sonho é impossível, isto funcionará como se adicionassem gasolina ao fogo dos seus espíritos.

Líderes visionários podem ou não ser hábeis para formar equipes, alinhar talentos, estabelecer objetivos ou gerenciar o progresso da execução da Missão. Mas uma coisa é certa: eles carregam a visão. Eles captam a visão. Eles colocam pessoas na visão e morrerão tentando vê-la cumprida.
Eu estava em uma conferência com John Maiwell algum tempo atrás. John estava ensinando sobre a visão, e ele começou sua caminhada em um lado do santuário para simbolizar o começo da visão.
"Você não tem dinheiro, você não tem pessoas, você não tem fé, mas você tem a visão. Então você coloca um pé a frente do outro e você anda, na luz da viisão..." Ele começou a atravessar o tablado.
"Então, ao longo do caminho, como você compartilha esta visão, Deus dá a você a fé, o poder, as pessoas, os recursos..." Todos os olhos estavam fixados em John enquanto ele fazia sua visão andar. Mas havia uma planta entre o lugar de onde ele vinha e o lugar para onde estava a olhando. Por dentro, eu estava gritando: "Cuidado com a planta!" John não a tinha visto. Ele foi em direção a ela e tropeçou -- mas a visão era tão poderosa que ele não parou de falar, não perdeu a sua linha de pensamento. Eu olhei para a platéia e ninguém parecia ter percebido nada! Você reconhece que uma pessoa é um líder visionário quando ela tropeça no tablado e ninguém percebe!

2. Líderes Direcionais

Este estilo de líder não dá muito Ibope, mas é especialmente importante. O líder direcional tem uma fantástica habilidade dada por Deus para escolher o caminho certo nas encruzilhadas onde a organização começa a se fazer questões críticas: É o tempo de realizar uma grande mudança ou de permanecer no curso que estamos? Devemos nos focalizar no crescimento ou na consolidação? Devemos iniciar novos ministérios ou fortalecer e aperfeiçoar os existentes? Devemos ampliar as instalações ou nos mudar? É tempo de renovar a equipe ou apenas realocar aqueles que já estão connosco?

Este são eventos direcionais, e eles são capazes de imobilizar uma organização. Mas um líder com estilo direcional está habilitado a escolher entre as opções. Ele ou ela pode cuidadosamente avaliar os valores, missão, forças, fraquezas, recursos, pessoas e abertura para mudanças de uma organização -- então, com indiscutível sabedoria, apontar a esta organização a direção correta.

Escolhas erradas nestas encruzilhadas podem fazer naufragar uma organização. Logo após a morte de Salomão, seu filho Roboão tornou-se rei. Sua primeira decisão crítica veio quase imediatamente: um grupo representativo de pessoas pediu-lhe para que a sua sobrecarga fosse reduzida. Salomão fizera o povo trabalhar ao ponto do desespero. Roboão estava em uma encruzilhada. Os conselheiros mais velhos disseram: "É melhor você facilitar as coisas para eles." Os conselheiros jovens disseram: "Sobrecarregue-os ainda mais." Ele fez a escolha errada na encruzilhada e acabou por dividir o seu reino.

Quando Willow Creek se encontra em uma situação como esta, não damos um passo na direção que eu creio que Deus está nos chamando sem que tenha recebido luz verde de dois grupos de membros que são fortes em liderança direcional. Sempre que temos seguido a sua liderança nós temos tomado boas decisões. Sempre que nós ignoramos seus conselhos, temos pago um alto preço.

3. Lideres Estratégicos

Alguns líderes tem a habilidade dada por Deus de pegar uma visão excitante e dividi-las em etapas realizáveis, de tal maneira que a organização pode se pôr em marcha para realizar a sua missão.

Visões são poderosas. As visões excitam e inspiram as pessoas. Elas compelem à ação. Mas a menos que as pessoas vejam progresso em direção ao cumprimento da visão, elas concluem que a visão é apenas uma nuvem de fumaça.

Um líder estratégico forma um plano de jogo que qualquer um pode entender e participar, um plano que, consequentemente leve à realização da visão. Um líder estratégico desafia a organização a trabalhar no plano. Ele diz "Não me distraia. Faça o que é necessário para realizar esta etapa, depois a próxima, e depois a próxima e nós realizaremos a visão juntos." Um líder estratégico é hábil para conseguir que os diversos departamentos de uma organização trabalhem sincronizados para alcançar a meta.

A visão de Willow Creck está sendo executada há mais de vinte anos. Isto porque existe uma estratégia de sete pontos, criada pelos líderes nos primeiros dias da nossa igreja, que tem nos ajudado a ir em frente na direção da realização desta visão.

4. Líderes Gerenciais

Existe uma discussão nos círculos de liderança acerca da diferença entre gerenciamento e liderança. Você já deve ter ouvido: "Gerentes fazem as coisas certas: líderes fazem certas coisas" e outras afirmações.
Isto pode até estar certo, mas eu estou convencido que certos líderes possuem a habilidade única de estabelecer marcos na estrada em direção ao destino e então organizar e monitorar pessoas, processos, sistemas e recursos a fim de realizar a missão. Exemplos do Antigo Testamento incluem Josué e Neemias.

O que mais impressiona aqueles que não têm este estilo é que os líderes gerenciais sentem uma enorme satisfação neste processo de gerenciar!

Você ficaria surpreso de quantos líderes visionários são incompetentes para gerenciar pessoas, processos e sistemas. Muitos líderes estratégicos e direcionais são incapazes de colocar jogadores, recursos e sistemas no lugar para que os objetivos da organização sejam alcançados.

Eu ouço frequentemente na nossa igreja: "Cedo ou tarde alguém vai ter que gerenciar este negócio todo." Nós sempre tivemos uma abundância de líderes visionários, direcionais e estratégicos, mas sempre tivemos escassez de líderes gerenciais. Isto tem sido doloroso para nós ao longo do caminho.

Os líderes gerenciais freqüentemente não são populares como os líderes que podem falar acerca das grandes visões ou tomar decisões importantes na mesa da diretoria ou colocar um grande plano em execução. Mas no dia-a-dia da vida, alguém tem de gerenciar o processo de fazer com que saiamos de onde estamos para chegar onde queremos.

5. Líderes Motivacionais

Estes líderes possuem a capacidade inspirada de reconhecer quem precisa de renovação em seu desafio ou de um treinamento adicional. Eles podem perceber quem precisa de um reconhecimento público, uma palavra de encorajamento, um dia de descanso. Eles sabem quando é necessário um aumento de salário, uma mudança de escritório, uma mudança de título ou desligamento temporário.

Infelizmente, alguns vêem o estilo motivacional como o principal estilo de liderança. Bem, pergunte a qualquer membro da sua equipe o quanto é importante estar recebendo inspiração!
Eu seguirei um líder que me inflame, tire o melhor de mim, celebre as minhas realizações, se alegre com meu progresso, mesmo que isto signifique uma visão de baixa voltagem, uma ocasional decisão errada ou um periódico lapso de efetividade gerencial.

Os líderes motivacionais sabem que os integrantes da equipe se cansam, perdem o foco e podem se desviar da missão. Os obreiros se perguntam se o que eles estão fazendo realmente importa para alguém -- ou para Deus. Líderes motivacionais não se tornam grosseiros ou vingativos quando o moral cai. Eles vêem isto como uma oportunidade para inspirar e elevar os espíritos de todos que estão na equipe.

Jesus foi um motivador constante dos seus discípulos. Ele mudou o nome de Pedro. Ele prometeu aos seus seguidores uma recompensa de cem vezes mais nesta vida e na próxima. Freqüentemente, Jesus levava seus discípulos para longe e lhes dizia: "Não fiquemos no monte. Durmam. Vão pescar e comer."
Alguns dos nossos membros de equipe amam, mais que qualquer coisa, um dia com os seus líderes ao redor de uma fogueira em um acampamento do que estar sempre debaixo do nosso comando.

Lembra quando Jesus disse. "Eu vos chamo amigos?" Ele prometeu a eles: "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Eu não posso imaginar gastar toda a eternidade sem pessoas ao meu redor. Vocês estarão para sempre comigo." Não fique olhando para si mesmo desmotivado se Deus te deu um estilo motivacional.

6. Líderes Pastorais
Este homem ou mulher ama aos membros da sua equipe tão profundamente, alimenta-os tão gentilmente, suporta-os tão consistentemente, ouve-os tão pacientemente e ora por eles tão diligentemente que a missão desta equipe será certamente atingida. Isto acontece, principalmente, devido à boa vontade daqueles que foram cuidados pelo pastor. Eu participo da diretoria da Visão Mundial, uma organização que tem alimentado crianças por mais de trinta anos. Eles tiveram vários diferentes presidentes e os colaboradores têm dado suporte à visão, independente de quem esteja na direção.

Existe uma dinâmica diferente com os líderes pastorais e suas equipes. Os membros das suas equipes ajudam seu pastor, e eles. em geral, sentem-se assim: Toda causa que é importante para o meu Iíder é boa para mim. Se é cristão, se podemos realizar em nossa comunidade. .Se podemos manter nosso pastor, nós o faremos.
2 Samuel 23 registra a liderança de Davi nos seus primeiros dias. Ele ajuntou os fugitivos e endividados e os pastoreou e amou profundamente. Uma noite, ele fez menção de que eslava com sede, mas as suas tropas estavam cercadas pelo inimigo. Três membros da sua equipe colocaram as suas vidas em perigo para atravessar a linha inimiga e trazer uma jarra de água. Quando eles lhe deram a água, ele ficou tão comovido com a sua expressão de amor que ele derramou-a como uma oferta de adoração a Deus.

Enquanto existem muitas pessoas movidas por uma causa esperando para serem colocadas em uma missão por um líder visionário, existe um número surpreendente de pessoas orientadas à comunhão que querem ser pastoreadas e amadas. Quando elas o são, alegremente se comprometem com qualquer propósito para o reino de Deus. Se você pode pastorear um grupo de pessoas, então você é um líder e pode fazer uma grande diferença.

7. Líderes formadores de equipe
Líderes formadores de equipe têm uma sobrenatural capacidade de inspirar pessoas. Eles encontram ou desenvolvem líderes com as habilidades certas, características e química com outros membros da equipe. Eles colocam as pessoas nas posições certas pelas razões certas que produzirão os resultados certos.
Quando um líder formador de equipe coloca uma pessoa em algum lugar. ele ou ela diz á equipe: "Vocês sabem o que nós estamos tentando fazer. Você sabe qual a parte da missão pela qual é responsável. Você sabe por qual parte da visão o resto de nós é responsável. Então vá em frente. Trabalhe duro. Atinja seus objetivos. Comunique-se com os seus colaboradores, mas vá em frente."

O líder formador de equipe pode não alimentar ou gerenciar as pessoas muito bem. Ele ou ela podem julgar que isto não é necessário. Se as pessoas certas estão nos lugares certos fazendo as coisas certas pelas razões certas, então elas podem trabalhar sem que seus líderes fiquem vigiando-as por sobre seus ombros. Poucas coisas são tão excitantes para mim que juntar as pessoas certas, colocá-las nos lugares certos e deixar a equipe trabalhar duro e se divertir.

8. Líderes Empreendedores

Estes líderes possuem visão, energia ilimitada e um espírito que gosta de correr riscos. Sua característica distintiva é que eles funcionam melhor em inícios de projetos. Eles adoram começar algo que ainda não estava sendo feito.

Mas uma vez que o esforço necessário seja constante, a liderança entre na rotina -- uma vez que as coisas se tornem complexas e dêem origem a uma discussão sem fim acerca de políticas, sistemas, controles e bases de dados -- o líder empreendedor perde a energia e pode até vir a perder o foco e a confiança. Ele ou ela começam a espiar por cima da cerca e ficam maravilhados se existir um outro projeto começando lá fora.
Empreendedores freqüentemente sentem-se culpados com a sensação de estarem deixando alguma coisa que eles ajudaram a nascer. Mas, se eles pensam: "Eu não posso começar outra coisa por alguns anos", alguma coisa dentro deles começa a morrer. Este é o seu estilo. Eles são importantes no Reino.

O apóstolo Paulo foi um líder empreendedor. Ele queria abrir igrejas onde Cristo ainda não era conhecido. Ele fundava uma igreja e deixava alguém para continuá-la e então se mudava. Ele não se justificou pelo seu estilo de liderança.

9. Líderes re-engenheiros

Alguns líderes florescem em uma situação em que se perdeu a visão ou o foco, ou o staff não é apropriado. Este tipo de líder diz: "Uau, eu posso fazer uma re-engenharia nesta situação toda." Eles descobrem qual era a missão e o que é necessário para trazê-la de volta. Eles decidem como o progresso e o sucesso serão medidos. Eles amam afinar, curar e revitalizar organizações doentcs.

Mas quando o grupo está rodando com oito cilindros, líderes re-engenheiros podem não querer liderar por muito tempo. Freqüentemente, ao invés de gerenciar o que eles estavam tentando é re-estruturar. Mas continuam procurando por outro projeto para refazer. Quando eles encontram um, eles babam: "Você não está vendo que este barco está afundando? Eu adoro por as minhas mãos em todo este metal retorcido. Eu realmente poderia fazer alguma coisa interessante de tudo isso."

10. Líderes construtores de pontes

Este líder junta uma grande variedade de pessoas debaixo de um único guarda-chuva de liderança de tal maneira que uma organização complexa possa realizar sua missão.

Esta proeza requer uma enorme flexibilidade em um líder -- a habilidade de negociar, ouvir, entender e pensar fora da caixa. Isto não requer apenas a habilidade de ser diplomático: requer também o dom de relacionar-se como uma diversidade de pessoas.

No início da aventura, um líder é cercado por aqueles que compartilham da sua visão. Compare isto com uma igreja ou organização constituída de pessoas com características bem-definidas, muitas das quais cuidando de uma pequena parte da visão global de um ministério.

Eu conversei com um pastor que disse: "Estou morrendo. O coro quer novas roupas com novo design. Os jovens querem um novo ginásio. O departamento de missões quer dar mais dinheiro para missões. O departamento da Escola Dominical quer mais classes. O pessoal da produção quer mais equipamentos. Os idosos querem hinários com letras maiores, e os Gen Xers querem transformar o salão em um bar de cappuccino."

A variedade e a velocidade destes pedidos faziam com que ele imaginasse cada um daqueles sub-ministérios como inimigos. Mas esta situação requer um líder construtor de pontes. Um líder construtor de pontes transforma-se no melhor amigo e advogado de todos os grupos constituintes. Ele ou ela procurarão a unidade entre eles e a focalização dos seus esforços.Longe da inveja

Me parece que existe uma certa quantidade de "dom de inveja" entre os líderes de igrejas hoje em dia. Deus deu a cada um de nós um mix de dons por uma razão. Quando os líderes adotam um único estilo, eles perdem as oportunidades únicas que Deus está lhes dando.

Eu me alegro quando olho ao redor do mundo e vejo igrejas de todos os tipos florescendo, com muitos diferentes tipos de líderes, porque isto resultará em uma variedade de igrejas lideradas por uma variedade de líderes para alcançar o nosso mundo com o amor de Cristo.

Qualquer que seja o seu estilo, reconheça-o, celebre-o, coloque-o na plataforma e lidere
Bill Hybels é pastor da Willow Creek Communitv Church em South Barrington. Illinois (EUA).

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...