Youtube

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MOISÉS E TUTANKAMON





Gostariade vos levar numa visita guiada ao vale dos Reis, já alguém ouviu falar no valedos Reis? Este lugar foi escolhido pelos Faraós como cemitério Real porque aspirâmides eram alvos mais fáceis para os ladrões de túmulos.

Porisso resolveram construir as suas sepulturas neste vale que é autenticasescavações na rocha maciça.

Emboramenos susceptíveis de serem violados estes túmulos não deixaram de ser violadospor assaltantes, ladrões de tesouros, mas esta manhã gostava de ir convosco auma tumba que resistiu a cobiça humana. Gostava de vos levar a dentro da tumbade Tutancamon.

Tutancamonfoi um jovem Faraó que nasceu mais ou menos no ano  1358 e viveu cerca de 20 anos. Embora a suatumba seja uma das mais célebres e o seu tesouro um dos mais importantes daarqueologia pouco ou nada se sabe da sua vida como Faraó.

Oseu túmulo foi encontrado em 1922 pelo Sr Carter, ao princípio ele pensou queestava a entrar num túmulo inviolado, mas conforme começou a descobrir ascoisas deu-se conta que já outros antes dele tinham ali estado, pelas investigaçõesque se fizeram chegou-se a conclusão que ladrões tinham entrado no túmulo e O tinhamsaqueado levando muita riqueza, e que talvez os saqueadores no segundo outerceiro saque ao túmulo foram apanhados pelos guardas reais. Nessa altura otúmulo foi então selado para ser aberto mais de 1000 anos depois.

Comoiremos ver ele era constituído por 4 câmaras, ou seja a antecâmara, o anexo, asala do tesouro e a sala fúnebre propriamente dita.

Naantecâmara foi encontrado vários vasos de cerâmica, baús abertos jarraspartidas ao todo foram contados só nesta sala mais de 171 objectos entre osquais os carros de Tutancamon, e o seu famoso trono constituído principalmentepor madeira e ouro.

OAnexo continha 3 camas funerárias e muito do material de caça do rei,

Emrelação a sala do tesouro vamos lá encontrar os mais variados objectosfunerários, o Objecto mais importante é este pequeno tabernáculo protegido emcada lado pelas deusas egípcias e que continha alguns baús em ouro e pedraspreciosas.

Porfim chegamos a sala funerária, o sarcófago era revestido a ouro e estavaguardado por duas estatuas chamados os guardiões do túmulo.

Vemosque por esta imagem que ele a múmia do rei estava colocada dentro de váriascapelas todas elas forradas a ouro até que encontramos o sarcófago principal oqual tinha o peso de 120 kg em ouro fora a mascara do faraó que pesava 11 kg emouro e mais objectos e pedra preciosas, ou todo calcula-se que esta tumba tenhacomportado mesmo antes dos assaltantes a terem roubado cerca de 17 toneladas emouro.

Istode um rei sem importância, nem quero imaginar como seria os túmulos dos Faraósmais importantes do Egipto.
Tenteiconvosco conhecer um dos maiores tesouros arqueológicos ainda disponíveis aos nossosolhos, visto que esta exposto no museu no cairo.

Tutancamonfoi um Faraó mais conhecido pela sua tumba que propriamente pela sua vida, e seesta manhã eu vos perguntasse se gostariam de ser mais conhecidos pelo vossofuneral ou pela vossa vida o que me responderiam?

Eutambém preferia ser mais conhecido por aquilo que tinha feito. Gostava agora devos ler o relato de um funeral, de alguém que viveu no Egipto 80 anos antes detutankamon, encontramos essa descrição em Dt 34:5-6

Otexto fala-nos de Moisés, sabem irmãos Moisés foi praticamente contemporâneo deTuntankamon, poderíamos mesmo dizer que ele poderia ter sido seu avô.
Porquerazão Moisés acabou por ter um funeral solitário sem mesmo se saber o local dasua tumba?

Quemfoi Moisés? Irmãos gostava de vos levar a meditar agora neste personagembíblico. Ex 2:3-10

Vamossó compreender o contexto desta passagem, o povo Judeu estava aprisionado noEgipto, e serviam de escravos para a realização das construções que os egípciosempreendiam, mas embora a sua condição de escravatura o povo crescia em maiornúmero que os egípcios. Para que esse número fosse controlado o Faraó rmandoumatar todos os bebés do sexo masculino para assim ter um controle danatalidade, e ao mesmo tempo evitar uma revolta por parte dos hebreus.

Aconteceque os pais de Moisés não quiseram saber do decreto do faraó e esconderam emcasa o menino por algum tempo mas não podendo mais esconder sua mãe fez entãouma cesta e o colocou no rio.

Sabemantes de mais acho que os Pais de Moisés eram pessoas tementes a Deus, elespreferiram sofrer com as consequências do que dar o seu filho a morrer, elesconfiaram no Senhor e foram abençoados o texto diz-nos que a filha do faraóadoptou Moisés como filho e deu oportunidade á sua mãe de o educar em casa.

Queridosamigos uma vez mais acredito que foi a influência de seus pais verdadeiros quelevou Moisés a ser o que foi, e a tomar as decisões que tomou, acredito que foinesta altura da vida de Moisés que seus pais lhe incutiram os princípios evalores divinos.

Vivemosnum mundo que pelas circunstâncias as coisas não são muito diferentes daquelasdo povo hebreu. Por vezes os afazeres do dia a dia, a confusão e o stress,levam-nos a negligenciar a edução dos nossos filhos, por vezes dedicamos-lhespouco tempo, e para compensar essa falta de tempo cerca-mo-los com tudo o quenão é essencial para o seu crescimento e desenvolvimento como ser humano,acabamos por não lhes passar valores e princípios que os tornariam verdadeiroshomens e mulheres de Deus, e muitas vezes deixamos essa responsabilidade aosinfantários e às escolas.

Secremos viver a experiencia dos pais de Moisés, devemos nos opor às correntes efilosofias deste mundo. E se for preciso não temer aquilo que o príncipe deste mundonos impõe.

Nolivro de Actos dos apóstolos Estevão diz-nos mais algumas coisa sobre Moisés,ele diz:  “ EMoisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suaspalavras e obras.”   Actos 7:22




Moisésfoi levado então para a corte egípcia e lá aprendeu tudo o que tinha a ver coma cultura e religião egípcia. Acredito que tinha sido formado nas melhoresuniversidades do Egipto, acredito que o que ele fazia ou dizia era bem feito.Moisés estava a ser preparado para ser o Faraó do Egipto.

Moiséstinha tudo aquilo que nós como seres humanos ambicionamos nesta terra, Eletinha dinheiro, fama e poder. Quantos de nós se perdem à procura de taisdesejos.

Queridoamigo, tens andado à procura destas coisas? São elas que ocupam a tua mente? Sãoelas que gastam as tuas energias?

Averdade é que a verdadeira felicidade, paz e alegria não dependem destescoisas.

Sobreas riquezas que ambicionamos deviam colar um post-it com a frase “tudo isto vaiqueimar” sobre o poder devias pensar que mais tarde ou mais cedo ele passará,isso vemos nos políticos e ditadores do mundo. E quanto à fama, ela também durapouco dias, a nossa beleza desvanece, as nossas capacidades diminuem,envelhecemos e perdemos a graça.  

Oinimigo gosta de nos aliciar com estas coisas, fazendo-nos pensar que sem elasnão seremos felizes. Ele tentou fazer o mesmo com Jesus no deserto da tentação,mostrou a Jesus os reinos deste mundo e a sua beleza a sua glória, querendosomente adoração. Assim continua ele hoje a aliciar o ser humano, ele dá paranos tirar a alma, para perdermos a noção daquilo que realmente é importante. Satanásfaz com o ser humano aquilo que muitas vezes se faz com uma criança: pedidmospara ela escolher entre uma nota de 10 euros e um chupa-chupa, e nós preferimosescolher o chupa-chupa, quando a nota de 10 euros daria para comprar muitoschupas-chupas. O céu não tem preço, mas nós continuamos iludidos com oschupas-chupas que Satanás coloca em frente à nossa vista.

Sabemqueridos amigos, Moisés tinha mais a perder do que nós, ele tinha tudo, não lhefaltava nada daquilo que um ser humano pode desejar deste mundo, mas apesardisso ele quis fazer outra escolha.

Nolivro aos Hebreus diz-nos que :“ Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraóescolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo ogozo do pecado 26 tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que ostesouros do Egipto; porque tinha em vista a recompensa”   Hebreus 11:24-26

Tinhachegado a hora de Moisés escolher, e o texto diz-nos que ele tinha em vista arecompensa.

Moiséstinha a oportunidade de ter sido um dos faraós mais conhecidos do Egipto, podiater as maiores riquezas que esta terra lhe podia dar, mas ele rejeitou istotudo pela esperança de um dia viver ao lado de Deus.

 A grande falácia do inimigo é levar-nos a pensar que podemos conseguir os dois mundos, este e o do porvir, pelo menos era isso que os faraós e Tutankamon acreditavam, mas nada do que ele tinha guardado no seu tumulo serviu, as camas, o material de guerra, o ouro e as joias e até o seu próprio corpo ali ficaram. 

Ao contrário a bíblia diz-nos que Moisés já está no céu, ele representa todos aqueles que mesmo passado pela morte um dia receberão o seu galardão. 

Queridoamigo a bíblia diz-nos que onde estiver o nosso tesouro ai está o nossocoração.

Omeu desejo é que reavaliemos as nossas prioridades, desconfiemos do nossocoração, e coloquemos Jesus a dirigir os nossos desejos.

Buscaiprimeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais ele vos dará.

FIM

PARA TERES ESTE SERMÃO EM POWERPOINT BASTA DEIXARES UM COMENTÁRIO COM O TEU MAIL

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...